Poços de Caldas é a cidade do sul de Minas com o maior número de denúncias eleitorais. O registro ocorreu por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As denúncias ocorreram de 16 de agosto, quando o aplicativo entrou em funcionamento, até esta terça-feira (10). Os números estão disponíveis no site Pardal Web, que recebe denúncias de compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico, assim como uso indevido de meios de comunicação.
Vale lembrar que o registro de denúncias segue protocolos a fim de receber apenas acusações daquilo que realmente não pode ser acontecer no período eleitoral. Assim, ao registrar o caso o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que pode e não pode em relação ao tópico em questão.
Vale lembrar que o denunciante é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos da irregularidade apontada.
Após o registro da denúncia o usuário poderá acompanhar o andamento da apuração. É também através do Pardal ADM que são geradas as notificações informatizadas à pessoa, partido político, federação ou coligação mencionada.
A partir da notificação, que acompanha um link, o acusado pode informar a regularização ou o esclarecer do fato, além de anexar a documentação comprobatória.
É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.