Na última terça-feira (3), o delegado-geral Marcos Pimenta assumiu o 18º Departamento de Polícia Civil de Poços de Caldas. Ele assume o cargo com diversos projetos que vão da investigação e combate ao crime organizado à remodelação do fluxo de atuação referente aos maus-tratos aos animais.
Pimenta é natural de Passos, tem 44 anos, com formação em Direito pela PUC/SP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UEMG.
No histórico profissional, o delegado já trabalhou em Taiobeiras, Piumhi, Guaxupé, Passos (Delegacia de Homicídios), Delegacia Regional de Passos como delegado regional e na Central Estadual do Plantão Digital em Belo Horizonte.
Sua atuação na Polícia Civil tem casos de repercussão, como Novo Cangaço em Passos, em 2018; Operação Trattore; caso “Canions” em Capitólio e o caso do jogador de futebol “Pedro”.
Para o delegado, a polícia é apenas um tijolo de uma casa, sendo necessário o intercâmbio com outros atores visando à solidez do imóvel. “Dentre os projetos iniciais, além da investigação qualificada e combate ao crime organizado, estão previstas a reestruturação no combate aos crimes rurais, a remodelação do fluxo de atuação referente aos maus-tratos aos animais e o fortalecimento da rede de apoio sobre violência doméstica e PCDs.”