O Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps reafirmou, em nota, que a greve dos funcionários do INSS continua. A agência de Poços de Caldas está com os serviços paralisados e, segundo informações, por tempo indeterminado.
Em reunião realizada quinta-feira, 29 de agosto, o CNG orientou a categoria a ampliar e fortalecer a greve em todo o país. Na última plenária da Federação, em 21 de agosto, a categoria deliberou manter e ampliar a greve. Não houve, após esse período, formalização de nova proposta que atenda às pautas.
Nos últimos dias, o ministro da Previdência Social Carlos Lupi afirmou que incluiria várias pautas da categoria em um possível acordo de greve.
Reivindicações
A pauta de reivindicações inclui a recomposição das perdas salariais, reestruturação das carreiras, cumprimento do acordo de greve de 2022. Além do reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, incorporação de gratificações, jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei. Ainda pedem revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho, condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade, fim do assédio moral institucional e reestruturação dos serviços previdenciários.