No último dia 24 de agosto, o rapper Leopac lançou o videoclipe de sua nova faixa “2004”, uma obra que retrata os primeiros passos de sua jornada no mundo do rap. A produção audiovisual, faz parte de um Trabalho de Experiência Integrada (TEI) do 5º semestre e foi realizada pelos alunos da PUC, sob a bandeira da produtora Oris.
Memórias
“2004” é um mergulho profundo nas memórias de Leopac, que aos 16 anos sonhava em ser MC e fazer rap ao lado de seu amigo G do Gueto, que hoje atende pelo nome artístico de Semeador. O videoclipe traz à tona a trajetória desse jovem, desde a saída de casa até o ponto de criação onde suas primeiras músicas ganharam vida. A história também destaca o apoio incondicional de sua família, elemento crucial na realização de seus sonhos.
“O que mais me marcou na época foi a força que recebi da minha família. Minha mãe sempre acreditou no meu sonho, e isso fez toda a diferença para que eu continuasse seguindo em frente. Esse videoclipe não é apenas sobre mim, mas sobre a representatividade de todo jovem preto de periferia, homem ou mulher, que sonha e busca aquilo que tem por direito. É sobre manter viva a esperança de que nossos sonhos podem se tornar realidade”, compartilhou Leopac.
Produção
O videoclipe “2004” conta com um elenco que inclui Vinicius Freire no papel de Leopac jovem, Vanja Maria Marques como Vanilda, a mãe do rapper, Lucas Marques como o primo Rogério, Marcos Vinícius como G do Gueto, além dos dançarinos Felipe José e Mateus Nascimento.
Lucas Marques, que também foi responsável pela captação e edição do clipe, comentou sobre a experiência. “Foi incrível poder ajudar a contar essa história. Trabalhar com Leopac e trazer essa fase importante da vida dele para a tela foi desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante.”
A produção do videoclipe foi liderada por Maria Luísa Lopes no roteiro e direção. Com apoio ainda de Maria Gabrielle Marrique, Gabriel Bueno e Alice Andrade na produção e Marcos Vinícius Azevedo na edição e captação de vídeo.
Além do videoclipe, a faixa “2004” já está disponível em todas as plataformas digitais. Junto com “Kofi – Fértil como terra preta”, outro trabalho recente de Leopac.