O Atelier Obra 255, dirigido pelo artista plástico Cláudio Guedes, anuncia a realização em Poços de Caldas de uma série de oficinas gratuitas de artes visuais voltadas para artistas com idade superior a 15 anos, iniciantes ou não. As atividades ocorrerão de setembro a novembro, tendo como objetivo principal promover a experiência profissional na elaboração conceitual, produção e criação artística, com foco especial no campo das Artes Visuais e Plásticas.
Os encontros, que ocorrerão semanalmente no próprio atelier, contarão com aulas ministradas por Cláudio Guedes (artista plástico), Tatiana Ferro (artista plástica) e Fábio Guedes (arte-educador).
As oficinas se iniciarão dia 14 de setembro e seguirão até 30 de novembro, com aulas aos sábados, das 8h às 12h. Nessas aulas, a produção de objetos escultóricos será um meio para um estudo dirigido diretamente ligado à formação humana no campo das Artes Visuais e Plásticas, com foco na formação artística e no desenvolvimento criativo dos participantes. Dos resultados das oficinas, e das peças escultóricas de bambu em produção ao longo dos meses, haverá a exposição final ‘Pássaros’.
Interessados em participar podem se inscrever através do link https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8, até às 12h do dia 9 de setembro. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Os selecionados poderão confirmar sua participação posteriormente ao encerramento das inscrições.
A ação é viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Espaços Culturais, conta com a realização do Atelier Obra 255, com apoio da Dona Berinjela – Comida Vegana e da Carvalho Agência Cultural.
Atelier Obra 255 e seu fundador Cláudio Guedes
Cláudio Guedes é um artista renomado da região de Poços de Caldas, onde vive desde 1986. Natural de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória artística nos anos 70, frequentando a Escola Guignard e os festivais de Inverno de Ouro Preto. Em 1988, trouxe a 20ª edição do Festival de Inverno para Poços de Caldas. Guedes teve influência de artistas vanguardistas mineiros e trabalhou com figuras como Carlos Farjado e Luiz Armando Bagolin.
Desde 2010, lidera o “Atelier Obra 255”, realizando instalações a céu aberto em um fragmento de Mata Atlântica, que ele ajudou a regenerar. Suas exposições e intervenções têm sido uma troca profunda entre o artista e a natureza, usando materiais como o bambu. Guedes também é uma referência em curadoria, tendo organizado importantes exposições na região, incluindo mostras sobre Mario Seguso e Maria Antonieta. É considerado um mestre autêntico e uma inspiração para as expressões artísticas emergentes locais.
Para conhecer mais e acompanhar os trabalhos do Atelier, siga @atelier_obra_255.
Serviço
Oficina de Artes Visuais – Atelier Obra 255
Aos sábados, de 14 de setembro a 30 de novembro, de 8h às 12h
Atelier Obra 255 – rua Miguel Cândido Fraga, 255 – Jardim Centenário
Inscrições gratuitas até às 12h do dia 9 de setembro, através do linkhttps://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8