A Alcoa Poços de Caldas tem se destacado no apoio ao empreendedorismo na região de Poços de Caldas. Recentemente, dois projetos importantes – Festival Cultura Empreendedora e Programa Mulheres Empreendedoras – foram concluídos com sucesso, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e social local.
Cultura Empreendedora
A 4ª edição do Festival da Cultura Empreendedora, realizada presencialmente dia 15 de agosto, no Instituto Federal Sul de Minas (IFSuldeMinas), foi um marco significativo para a comunidade empreendedora de Poços de Caldas. Com o tema “Oportunidades Transformadoras”, o evento, organizado pela Carvalho Agência Cultural, reuniu empreendedores, especialistas e representantes da comunidade para discutir temas relevantes e fortalecer a cultura empreendedora na região. O festival destacou ações práticas que promovem a cultura empreendedora, como a “Maratona Empreendedora” e a “Feira de Empreendedores”.
Deise Carrijo, empresária e artista, participou da roda de conversa sobre “Empreendedorismo Criativo” e destacou: “Tive muitas conquistas com meu trabalho e espero inspirar as pessoas a seguirem esse caminho e terem uma fonte de renda.”
Sergio Pedini, coordenador do Curso de Administração do IFSuldeMinas, instituição parceira do evento, junto com o Sebrae, ressalta a importância da colaboração: “As equipes da Empresa Júnior contribuíram não apenas na parte operacional, mas também com materiais e apoio ao desenvolvimento do evento.”
Mulheres Empreendedoras
Outro projeto de destaque foi a conclusão do Programa Mulheres Empreendedoras, promovido pelo grupo de inclusão AWN (Alcoa Women’s Network – Rede de Mulheres da Alcoa) de Poços de Caldas, em 22 de agosto.
O programa, realizado em parceria com a Junior Achievement Brasil (JA Brasil), visa apoiar mulheres que já possuem ou desejam iniciar um negócio, oferecendo ensinamentos sobre administração, aumento da autoconfiança e aprimoramento de competências empreendedoras. Desde julho, foram realizados encontros semanais no Clube da Alcoa com a participação de cerca de 40 mulheres.
Jaiza Generozo, gerente de Projetos da AWN, afirma que “o empreendedorismo feminino pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade, minimizando diferenças de oportunidades profissionais entre gêneros e promovendo ambientes mais diversos e inclusivos.”
Vanessa Teixeira, empreendedora do ramo de estética automotiva, está otimista com a participação. “Espero que o Mulheres Empreendedoras me ajude a ter novas ideias e a crescer, entendendo o meu real propósito no empreendedorismo.”
Com essas iniciativas, a Alcoa Poços de Caldas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cultura empreendedora na região, promovendo oportunidades e inspirando novos empreendedores.