Após a passagem da última frente fria e do avanço da onda de frio por áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é que o tempo firme volte a predominar e que a temperatura aumente significativamente nos últimos dias de agosto.
Com a previsão de tempo firme nos próximos dias sobre a maior parte do país, a tendência é de aumento das temperaturas, ou seja, volta a condição de calor acima do normal para um mês de agosto.
Com o cenário de seca e calor excessivo, o solo e a vegetação continuam muito secos e o risco para ocorrência de novos focos de incêndios é enorme nos próximos dias.
Centro-sul
Além do tempo seco e muito quente no centro-norte do país, as mudanças no tempo esperadas no centro-sul nesses últimos dias também potencializarão o aumento das queimadas sobre o Sudeste e Sul.
A previsão é de tempo firme e ensolarado na maior parte do centro-sul nos próximos dias. No entanto, podem acontecer novas pancadas de chuva sobre o Sul devido à formação de um ciclone.
A concentração de monóxido de carbono tende aumentar sobre o centro-sul a partir do fim da semana. Ou seja, a fumaça tende a se espalhar mais ainda pelo Brasil nos últimos dias de agosto, algo que será preocupante também em setembro, pois a tendência é de atraso das chuvas.
(Fonte: tempo.com)