A semana começou com um frio intenso em várias regiões do Brasil, resultado da passagem de uma forte massa de ar polar. Essa massa de ar frio, a quarta do inverno e a segunda mais abrangente do mês de agosto, trouxe temperaturas baixíssimas para diversas áreas, especialmente no Centro-Oeste, e até no Norte do país. O impacto foi sentido de maneira significativa em muitas cidades.
Aquecimento gradual
Essa onda de frio, no entanto, está com os dias contados. A partir de quarta-feira, a massa de ar frio começa a se afastar, permitindo que as temperaturas voltem a subir gradativamente em toda faixa centro-sul, pegando MS, SP, MG, RJ, PR, SC e RS. Ainda na quarta-feira, há previsão de geada nas serras catarinense e gaúcha, mas nas demais regiões do Brasil as temperaturas já deverão ser mais elevadas em comparação ao dia anterior.
Semana termina com calor e tempo seco
Com o distanciamento da massa polar, as temperaturas devem retornar a níveis mais típicos para esta época do ano, especialmente na faixa Centro-Sul do país. A semana deve terminar com tempo seco e temperaturas mais elevadas, refletindo um padrão mais comum do inverno brasileiro.
(Fonte: Climatempo)