Um avistamento de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) entre Poços de Caldas e Varginha foi disponibilizado pelo Arquivo Nacional. O documento traz um relato ocorrido em 25 de novembro em 2022.
O arquivo faz parte de um acervo com 893 documentos da Força Aérea Brasileira. São dados de avistamentos em território nacional que abrangem o período entre 1952 e 2023.
No caso de Poços, o documento especifica um avistamento dia 25 de novembro de 2022. Os dados do observador foram ocultados, mas sabe-se que seria uma pessoa com conhecimento em aviação e meteorologia. Os OVNIs foram observados por cerca de uma hora e registrado através da câmera de um celular.
O avistador relata se tratar de quatro objetos grandes e de forma indefinida movendo-se muito rápido. Além disso, ele pontua que o céu estava claro e eles puderam ser vistos a olho nu bem perto um do outro, embora estivessem longe dele.
Os objetos se direcionavam de sul para norte, entre Poços e Varginha, sem um padrão.
Com acesso livre ao público, áudios, imagens, relatos e vídeos de OVNIs estão catalogados no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian), plataforma online gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MG).
Entre os documentos, há relatos de pilotos de companhias aéreas que atuam no Brasil e de civis espalhados por todo o território nacional. Os arquivos abrangem registros oficiais realizados entre 1952 e 2023.
Apesar dos registros, a FAB e Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (Comdabra) ressaltam que os OVNIs não significam a existência de extraterrestres ou aeronaves. A sigla é utilizada para denominar qualquer objeto voador sem identificação imediata a sua aparição.
Arquivo Nacional: Veja como encontrar ocorrências sobre óvnis
- Acesse o site (clique aqui) e realize login com a opção gov.br (registro único junto às plataformas do governo federal)
- No menu superior, escolha a opção “Fundos e Coleções”
- Ao abrir as opções, clique em “Pesquisa Multinível”
- Na coluna “Código de referência”, preencha com a sigla “ARX” e aperte em “pesquisar”
- Após carregar, selecione o fundo “Objetos Voadores Não Identificados”