Vídeos de um homem circulando pela zona sul nu e em confronto com policiais militares circularam nas redes sociais entre a noite de quarta-feira (21) e a manhã desta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo estava em surto, havia usado drogas e vandalizou um veículo.
Nas imagens é possível observar que o homem anda sem as vestes, nas proximidades do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). Quem grava o vídeo alerta para que as pessoas tomem cuidado. Um segundo vídeo já mostra a presença policial, o homem caminha mesmo sob as ordens de parada, ele é atingido por spray de pimenta e por uma arma de choque, mas não para e tenta atingir o militar com uma voadora, caindo em seguida. Há confronto com o policial e mesmo com a chegada de mais um militar ele consegue se levantar.
Os militares se afastam e tentam conversar, até que um morador se aproxima com uma corda para tentar ajudar na contenção. O homem volta a investir contra os policiais. Já no terceiro vídeo, os policiais conseguem imobilizá-lo.
Em nota a PM esclarece que após serem acionados foram com a informação de que um homem despido, transtornado, estava se lançando na frente dos carros que transitavam pela avenida Alcoa.
“No local, ao tentar abordar o suspeito, ele reagiu à abordagem, tentando agredir os policiais militares, motivo pelo qual foi necessário o uso progressivo da força física e de instrumentos de menor potencial ofensivo, sendo eles gás de pimenta, bastão e Arma de Incapacitação Neuromuscular (AINM)”, enfatiza a nota. “Salienta-se que foram utilizados todos os recursos visando à preservação da integridade do indivíduo que estava em surto e que havia realizado o uso de entorpecentes”, acrescenta.
A PM ainda esclarece que após o homem ser contido ele foi encaminhado para atendimento médico hospitalar. Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor do autor.