- Publicidade -

18.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos nas Eleições; 33% são mulheres

- Publicidade -
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos nas Eleições; 33% são mulheres
Eleições 2024

Minas Gerais conheceu nesta sexta-feira (16) um número importante das Eleições 2024: 72.253 pessoas pediram o registro de candidatura. Elas vão disputar 853 vagas de prefeitos e vice-prefeitos e 8.528 vagas de vereador em Minas Gerais.

Quantidade de candidatos por cargo

Vereador: 67.568

- Publicidade -

Prefeito: 2.339

Vice-prefeito: 2.346 (o número de candidatos a vice maior que o de candidatos a prefeito pode ser em razão de substituições já realizadas em algumas chapas)

Os dados de todas as candidatas e candidatos podem ser consultados no sistema DivulgaCandContas.

Desse modo, a página de cada um apresenta informações sobre a tramitação do requerimento de registro de candidatura (qual é o cargo, qual é a situação do registro, se a candidatura é por um partido isolado, uma federação ou uma coligação), a declaração de bens, entre outros dados. Também vai mostrar informações sobre as receitas e despesas de campanha, à medida que elas tiverem registro no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais.

Perfil das candidaturas

Já o sistema Estatísticas Eleitorais tem painéis que ajudam a conhecer o perfil das candidatas e candidatos. É possível consultar a quantidade de candidatos com registro em cada município e características como gênero, uso de nome social, faixa etária, raça e nível de escolaridade, entre outros.

Em Minas Gerais, as mulheres são 23.828, o que equivale a 33,17% das candidaturas. Com relação à cor/raça, 39.489 candidatas e candidatos (54,98%) declararam ser pretos ou pardos, enquanto 31.429 declararam ser brancos (43,76%).

Julgamento

Cada pedido de registro de candidatura, portanto, será julgado por uma juíza ou juiz eleitoral do município em que a pessoa se registrou. Entretanto, caberá à juíza ou juiz verificar se a pessoa cumpre os requisitos de candidatura e se incide ou não em alguma situação de inelegibilidade. Esses julgamentos terão conclusão até dia 16 de setembro.

(Fonte: TRE-MG)

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!