A 108ª edição da Festa de São Benedito de Machado teve início nesta sexta-feira (16) e segue mais 12 dias de comemorações, atos religiosos, apresentações culturais e resgates da confraternização familiar. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo evento diariamente e cerca de R$ 3 milhões sejam injetados na economia machadense.
A primeira atividade da festa foi a alvorada, ocorrida às 5h, com repicar dos sinos, carreata e procissão. Três ternos de congo reconduziram a imagem do santo cozinheiro até a praça de São Benedito, onde as atividades foram encerradas com o tradicional café comunitário oferecido pelos festeiros e membros da comunidade.
A centenária Festa de São Benedito de Machado acontece até o próximo dia 27. Ela é registrada como patrimônio cultural do município e tem coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, Associação dos Congadeiros e paróquias Sagrada Família e Santo Antônio.
Atividades
Na programação religiosa tem novena até dia 24 e o Terço Mariano, missa e procissão.
Dia 21 (quarta-feira), é a vez do Concurso de Desenho e Poesia. Dia 24 (sábado), pela manhã, ocorre a procissão das congadas mirins. Às 16h30, a Embaixada se apresenta, abrindo caminho para o tradicional Boi das Oliveiras e a Mulinha chegarem, por volta das 20h, na praça de São Benedito.
Dia 25 (domingo), a partir das 10h, as congadas começam suas apresentações. Às 15h, acontece a Retirada dos Caiapós, na Mata do Ginásio.
O Reinado será dia 26 (segunda-feira), às 16h. Dia 27 (terça-feira), às atividades de encerramento do evento contarão com a celebração do Dia do Congo e a Descida do Mastro com a bandeira de São Benedito, às 18h.
Shows
Além da tradicional programação religiosa e cultural com as congadas, também haverá, dia 24 (sábado), das 12h às 18h, a 10º edição do Samba do Encontro. Das 23 até 1h30, é a vez do DJ Keko animar a galera. Dia 25 (domingo), das 14h às 17h30, acontece o Baile Vespertino com o DJ Lú. Das 21h até meia-noite, o show será com o grupo “Só de Bobeira”. Dia 26 (segunda-feira), após o Reinado e todas as apresentações das congadas, o público poderá acompanhar o projeto “Samba na Cozinha”, às 23h, em homenagem a São Benedito. Este ano, o projeto convida o artista e rapper machadense Imperador da Vila para abrir a apresentação.
O público poderá ainda usufruir de praça de alimentação na praça de São Benedito e rua João Batista de La Salle. E também da feira de comércio ao ar livro na rua Airton Rodrigues Leite.
Expectativa
De acordo com a administração, todos os hotéis já estão com reservas lotadas e inúmeras casas na cidade e sítios da zona rural já foram alugados para as festividades. “A expectativa é de que tenhamos um impacto de mais de R$ 3 milhões na economia local. Entre comércios, turismo, alimentação, prestadores de serviços, taxas, aluguéis e tudo que envolve o período do evento, que coincide com o fim da safra cafeeira, principal setor agrícola do município de Machado”, diz o prefeito Maycon Willian da Silva.
(Fonte: Gazeta Machadense – Marcus Vinícius)