As emissoras Globo e SBT preparam para este domingo (18) o fim da transmissão analógica. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV aberta e gratuita. Em março, foi a vez da Record fazer o desligamento. Em Minas Gerais, famílias de 699 municípios já podem se inscrever para receber gratuitamente a nova antena digital, em substituição à parabólica antiga. A troca é feita pela Siga Antenado e é necessária porque as parabólicas tradicionais já estão deixando de funcionar.
O programa de substituição das parabólicas tradicionais da Siga Antenado está sendo feito em fases. Na última etapa, o agendamento foi aberto para mais 165 municípios mineiros. A troca é válida para a população de menor renda inscrita em programas sociais do governo federal e que utilizam a parabólica antiga. A Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV analógico para o digital. Ao todo, o programa deve beneficiar cerca de 227 mil famílias dos 699 municípios onde o serviço está disponível em Minas Gerais.
Se a substituição não for feita, o modelo tradicional também enfrentará o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Como solicitar
Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso ter inscrição em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional em funcionamento em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.