O frio chegou com forte intensidade ao Sudeste no fim de semana e gerou temperaturas negativas e registros de geadas. A massa de ar polar ainda persiste e o risco continua.
Na manhã de domingo (11), Monte Verde, no sul de Minas Gerais, registrou -2.9°C segundo dados do Inmet, sendo a menor temperatura do ano. Nesta terça-feira pela manhã, ainda com muito frio, termômetros ficaram na casa de -1.4°C na cidade.
Entretanto, ao que tudo indica, foi um dos poucos e último frio do inverno deste ano. Porém, apesar do frio estar perdendo intensidade entre ontem e hoje, a massa de ar polar ainda se faz presente e deve manter as baixas temperaturas e o potencial para geadas nos próximos dias em partes do Sudeste, principalmente em áreas serranas entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
Cidades no sul mineiro podem amanhecer ainda com mínimas abaixo de 4°C, como é o caso de Pouso Alegre e Itajubá.
Do frio para o calorão novamente
Entretanto, aos poucos a massa de ar polar deve ir embora e o frio já tem data marcada para acabar. As temperaturas subirão de maneira gradual, é claro, mas o que chama a atenção é que a partir de quarta-feira (14) já não são esperadas temperaturas negativas.
A tendência mostra claramente o enfraquecimento do frio a partir de meados da semana, então a expectativa é que após a manhã fria desta quarta-feira, os termômetros já comecem a registrar temperaturas mais elevadas. Na manhã de quinta-feira (15) e, principalmente, na manhã de sexta-feira (16) já não existe chance para geadas na região.
Fica mais claro ainda que o frio acabou ao analisarmos as temperaturas máximas esperadas a partir de meados da semana, em que os termômetros darão um salto de 10°C ou mais, ou seja, do frio para o calorão novamente.
É importante ressaltar que após o término dessa última onda de frio, a tendência é de significativa elevação das temperaturas até o final do inverno. O frio irá no máximo até dia 15, e depois o calor retornará aos poucos.
O calor acima do normal retornará a partir de 19 de agosto principalmente sobre o interior de São Paulo com desvios de temperatura entre 3° e 6°C acima do normal.
(Fonte: tempo.com)