As sessões do Cinema do IMS Poços iniciam nesta sexta-feira (9), com A Flor de Buriti (2023), de João Salaviza e Renée Nader Messora, às 19h. Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência.
Sábado
Já sábado (10), integrando a mostra Cinema é Cachoeira, serão exibidos dois longas: às 16h, Ilha (2018), e às 19h, Café com Canela (2017), ambos dirigidos por Ary Rosa e Glenda Nicácio. Em Ilha, Emerson, um jovem da periferia, quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, lugar de onde os nativos nunca conseguem sair. Para isso, ele sequestra Henrique, um premiado cineasta. Juntos, os dois reencenam a própria vida, com algumas licenças poéticas. Já no segundo filme, que se passa no Recôncavo Baiano, em São Félix, Margarida é uma professora aposentada que vive sozinha e evita sair de casa desde a morte de seu filho. Sua ex-aluna Violeta mora do outro lado do rio, em Cachoeira. O reencontro entre as duas desperta um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas, cafés com canela, novos amigos e velhos amores.
Domingo
Domingo (11), às 16h. será a vez da sessão de Estranho caminho (2023), de Guto Parente. David está a caminho de Fortaleza, sua cidade natal, para apresentar um filme em um festival de cinema. Ao chegar, a pandemia de covid-19 começa a espalhar-se rapidamente pelo país: um lockdown é decretado, o festival é suspenso e seu voo de volta para casa é cancelado. Sozinho, David não vê outra alternativa senão recorrer ao seu pai, um homem excêntrico com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. A partir desse encontro, coisas estranhas começam a acontecer.
Fechando a programação de domingo, o sucesso de terror Maxxxine (2024), de Ty West, será exibido às 19h. Nesta aguardada sequência de X – A marca da morte (2022) e Pearl (2022), Mia Goth reprisa seu papel como Maxine, a única sobrevivente de uma filmagem pornô que deu muito errado há alguns anos. Na Los Angeles de 1985, ela decidiu seguir sua jornada rumo à fama. Mas, enquanto isso, um misterioso assassino, conhecido como Night Stalker, persegue as estrelas de Hollywood, deixando um rastro de sangue que ameaça trazer à tona o passado sinistro de Maxine.
Os ingressos estão disponíveis na recepção do IMS Poços e também através do site ingresso.com
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90 – Jd.dos Estados
(35) 3722-2776 / ims.com.br / facebook.com/imspocosdecaldas/