A Alcoa Poços de Caldas realizou, dia 1º de agosto, a celebração dos 10 anos do programa de educação ambiental Cultivando a Mata Atlântica, com a inauguração do “Espaço Paulo Fernando Junqueira” no Arboreto do seu Parque Ambiental. Durante o evento, a família do ex-alcoano, que faleceu em junho deste ano, recebeu uma placa em homenagem à sua atuação por cerca de 30 anos na educação ambiental de milhares de crianças e jovens. Na ocasião ainda foram plantadas 20 mudas de árvores de espécies nativas.
“Celebramos 10 anos de programa com muito orgulho dos seus resultados”, destacou Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas. “Ao longo de todo este período, mais de 2.500 alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas de Poços de Caldas, Andradas e Caldas, em Minas, e Divinolândia-SP aprenderam sobre a importância da biodiversidade do bioma”.
Emocionada com a homenagem, Cristiane Junqueira, esposa de Paulo, que estava acompanhada das filhas Sarah e Mariana, relembrou o amor e a dedicação que ele tinha pelo Parque Ambiental: “Esse local era uma das suas grandes paixões e voltar aqui nos faz reviver bons momentos”, disse. “Não temos palavras para traduzir a nossa gratidão por este reconhecimento”.
Já Rodrigo Giannotti, gerente de Refinaria e Áreas de Resíduo de Bauxita e diretor interino de Operações da unidade, reforçou a importância da conscientização ambiental na formação das próximas gerações. “Diante de tantos problemas que enfrentamos com as mudanças climáticas, o trabalho de consciência ambiental que realizamos com crianças e jovens da região é essencial para que desenvolvam compromisso e responsabilidade ética com a preservação do planeta”, destacou.
Sobre o Programa Cultivando a Mata Atlântica
O Programa Cultivando a Mata Atlântica é uma iniciativa da Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, Fundação Jardim Botânico e Zoo das Aves. Desde 2014 proporciona experiências educativas ambientais para estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas de Poços de Caldas, Andradas, Caldas e Divinolândia.
Durante os encontros no Parque Ambiental, os alunos são instruídos sobre a importância da preservação do bioma Mata Atlântica, além de mineração, reabilitação de áreas mineradas e presença do alumínio no cotidiano. Percorrem também uma trilha em área recuperada e conhecem o viveiro de mudas nativas. Eles também visitam o Jardim Botânico e o Zoo das Aves.