Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
População bloqueia rodovia BR-491
Trecho da rodovia BR-491, que liga o Sistema MG-050 ao Estado de São Paulo, em São Sebastião do Paraíso, foi bloqueado na manhã de segunda-feira por mais de três horas. O tráfego voltou a fluir depois de reunião virtual, entre prefeito, vereadores, empresários e moradores com assessoras da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. No encontro houve a promessa de uma solução para o acesso ao bairro Cidade Industrial. (Jornal da Cidade – São Sebastião do Paraíso)
Uberaba pode ganhar voo para Brasília
Uberaba pode ganhar ligação aérea com Brasília, isso porque a Total Linhas Aéreas se juntou à Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo e poderá viabilizar conexão com a capital federal. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil, entre janeiro e dezembro de 2023 a empresa transportou 1.347 passageiros em voos fretados. Além disso, a Total movimentou 21,1 mil toneladas de cargas e alcançou 6,4% de participação no mercado nacional, em termos de receita por tonelada transportada vezes quilômetros voados (RTK). Assim, tornou-se a quarta maior companhia aérea cargueira do Brasil. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Copasa concluiu obra em Capelinha
Com o objetivo de promover o abastecimento de água mais regular, eficaz e contínuo, a Copasa concluiu as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Com o término das intervenções, que receberam aporte de mais R$ 10 milhões, a produção de água da Companhia de Saneamento na cidade teve um aumento de 37,5% do volume captado, tratado e distribuído à população. Dessa forma, a iniciativa beneficia diretamente mais de 30 mil pessoas. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Hospital de Ponte Nova terá investimento
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investirá R$ 5 milhões na implantação do Centro de Parto Normal, da nova Central de Material e Esterilização (CME), bem como na reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Ponte Nova, na Zona da Mata. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, fez o anúncio na segunda-feira, quando vistoriou o HNSD e o Hospital Arnaldo Gavazza (HAG). (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
CDL prevê aumento de vendas em 7%
A movimentação no comércio de Montes Claros e do Norte de Minas em busca do presente perfeito para o Dia dos Pais ainda estava meio tímida na semana passada. Os lojistas já anunciam as promoções, com os melhores preços. A expectativa dos comerciantes é que o fluxo dos clientes se intensifique nesta semana. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ernandes Ferreira Silva, estima que o volume de vendas para o Dia dos Pais este ano seja cerca 7% maior que a mesma data no ano passado. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Pouso-altense representa Sul de Minas
No evento “Rio Mais Agro” a cidade de Pouso Alto foi representada por um “filho da terra” que vem ganhando projeção internacional: Altamiro Alvernaz, o Miro, criador da Tecnologia do Consórcio Probiótico. Ele foi moderador do painel “transformação sustentável: inovações e projetos para a preservação ambiental”. O evento internacional de agricultura sustentável ocorreu na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Alvernaz mostrou como é possível produzir mais alimentos e com maior qualidade, através do equilíbrio do ambiente produtivo, cuidando dos microrganismos e, além disso, praticamente eliminando o uso de produtos químicos no agronegócio. (Jornal Panorama – Caxambu).
Ciência terá fórum técnico em Viçosa
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está mobilizando a sociedade mineira para a construção conjunta de uma nova política pública. Trata-se do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por isso, o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável vai percorrer sete regionais do Estado. A iniciativa começa dia 23 de agosto em Diamantina. Em seguida, passa por Viçosa no dia 30 de agosto, representando a Zona da Mata. Antes, no dia 12 de agosto, o lançamento oficial do fórum acontece em audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. (Folha da Mata – Viçosa)