- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Ondas de calor se tornarão mais comuns nos próximos anos, segundo relatório

- Publicidade -
Ondas de calor se tornarão mais comuns nos próximos anos, segundo relatório
imagem ilustrativa

Um novo relatório da World Weather Attribution (WWA) aponta que as ondas de calor que atingiram o hemisfério norte do planeta nas últimas semanas têm mais chances de se repetirem nos próximos 25 anos. A conclusão dos cientistas é que estes fenômenos extremos podem se tornar 35 vezes mais prováveis devido às mudanças climáticas.

Efeitos das mudanças climáticas

O estudo teve realização de pesquisadores da WWA, grupo de cientistas especializados em pesquisas sobre o clima. O relatório ainda aponta que as ondas de calor sempre ocorreram, mas as alterações climáticas fazem com que elas sejam mais intensas e frequentes. Foram analisados os cinco dias consecutivos e as cinco noites mais quentes do período “extremo de calor” que atingiu o sudoeste dos Estados Unidos, o México, a Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras, no final de maio e início de junho. Para os especialistas, a queima de combustíveis fósseis e a consequente emissões de gases de efeito de estufa estão expondo milhões de pessoas a temperaturas altamente perigosas. E isso deve piorar no futuro. Lembrando que maio de 2024 foi o mais quente já registrado no mundo, tornando-se o 12º mês consecutivo com recorde de calor, de acordo com o Observatório Europeu Copernicus.

- Publicidade -

Onda de calor ao redor do mundo

Desde março, as temperaturas bateram recordes no México, causando a morte de pelo menos 125 pessoas, de acordo com autoridades do país. Já nos Estados Unidos, milhões de pessoas estão em alerta por conta das condições climáticas extremas.

Mas o fenômeno não está restrito a apenas uma região do planeta. Na Índia, as temperaturas ultrapassaram a marca dos 40ºC por vários dias consecutivos. Já são centenas de mortes pelo calor extremo por lá.

- Publicidade -

Outra situação dramática tem sido registrada na Arábia Saudita. Pelo menos mil pessoas morreram durante a peregrinação a cidade de Meca. Esta é uma das principais cerimônias da religião islâmica e recebe milhões de pessoas todos os anos.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!