Assim como em julho de 2024, agosto não terá nenhum feriado nacional. Isso não significa que o mês (que tem os Jogos Olímpicos até o dia 11) não tenha datas importantes. Hoje, dia 1º, já temos o Dia do Poeta de Literatura de Cordel. A data homenageia os artistas que mantêm vivas essa rica tradição cultural.
Outra data de destaque no mês é o Dia Internacional dos Povos Indígenas (efeméride instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1994). No segundo domingo de agosto, mais exatamente no dia 11, comemora-se o Dia dos Pais no Brasil. Criada para homenagear pais brasileiros e aquecer o comércio em um mês sem tantas vendas.
O mês também remete à memória de figuras marcantes do país. Dia 24 de agosto, lembramos os 70 anos da morte do político gaúcho Getúlio Vargas. Presidente do Brasil que ficou mais tempo no poder (mais de 18 anos), ele tirou a própria vida em 1954. O mesmo dia também tem os 80 anos do nascimento do escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor Paulo Leminski. Conhecido por sua poesia inovadora e ícone da contracultura dos anos 1970 e 1980, o paranaense faleceu em 1989.
Para fechar os principais destaques do mês, temos outro artista da região Sul do Brasil. Dia 27 de agosto, completam-se 50 anos da morte do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues. Conhecido por suas canções de amor e dor que se tornaram clássicos.
Confira aqui as outras comemorações do mês de agosto