A artista plástica Dalmoni Lydijusse está promovendo uma exposição nos postes de luz das calçadas da praça Pedro Sanches. “Para encontrar minha pele” é a instalação que a artista deixa ao ar livre para apreciação do público.
A ação ainda está dentro da programação do Festival de Inverno e as pinturas podem ser vistas até 30 de agosto.
Pintura e texto são os materiais que Dalmoni usa inicialmente para olhar dentro de si. Ela revisitou suas memórias ao se ver em uma foto preto e branco e este encontro provocou sensações não antes percebidas. “Para encontrar minha pele” nasceu, portanto, de um processo que tem sido vivido pela artista faz alguns anos. O que até então ela não tinha se dado conta passa a ser observado à presença do conceito de colorismo. Colorismo é uma manifestação específica do racismo, que se baseia nas características físicas visíveis, especialmente a cor da pele. Quanto mais escuro for o tom de pele, mais atos preconceituosos e racista essa pessoa poderá sofrer.
Dalmoni seleciona frações da sua pintura, e da sua escrita, para os banners instalados no alto dos postes de luz. À altura dos olhos, outro banner funciona como uma legenda, apresentando a artista e a exposição. Nesse material informativo há texto e um QRCode, que apresenta um vídeo, a fotografia das pinturas e um áudio.
No processo de construção da exposição contribuíram a Copiativa Digital, Castor, Maria Blasi, Thiago Silva, Alyson Dias e Eunice Cleia.