Nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, o Araçá Quarteto se apresenta, pela primeira vez, na Casa do Choro, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes centros de preservação e divulgação da música popular brasileira, principalmente do choro. A apresentação, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital municipal de Poços de Caldas, marca ainda o lançamento nacional de “Olhos da Mata”, segundo álbum autoral do Araçá, grupo que, em 2024, completa oito anos de formação.
Olhos da Mata
Criado em 2016 em Poços de Caldas, o Araçá Quarteto é um grupo de música instrumental brasileira, com raízes no choro, composto por Leonardo Faria (flautas transversais), Jorge Viviani (violão de 7 cordas de aço), Flávio Danza (cavaquinho) e Leo Brasileiro (percussão). Tem participado de importantes festivais e eventos musicais, tanto no Brasil quanto no exterior, como uma turnê de 2017 na Argentina, no Festival Música nas Montanhas e em edições consecutivas do Festival ChorandoSemParar, de São Carlos, São Paulo.
A apresentação na Casa do Choro marca, desse modo, o lançamento nacional de “Olhos da Mata”. Segundo álbum autoral do grupo gravado ao vivo no estúdio 185, em São Paulo. Com participações de Alexandre Ribeiro (clarinete) e Roberta Valente (pandeiro) e revela a maturidade musical do grupo, que foi ainda finalista do prêmio BDMG Instrumental em 2023. “Depois de muita história e dedicação à música, composições e gravações é uma honra tocar em um lugar tão emblemático para a música brasileira, especialmente para o choro,” declarou Leonardo Faria, destacando a importância dessa oportunidade para o grupo.
Casa do Choro
A Casa do Choro, fundada em 2015, é oriunda de instituto que leva o mesmo nome, criado em 1999. Mantida por um grupo de músicos do Rio de Janeiro, é um ponto de encontro entre a preservação da memória, a celebração do presente e a criação de caminhos para o futuro da música brasileira. A Casa abriga shows semanais e eventos, como festivais e palestras, destacando o melhor do choro e da música brasileira. Seu acervo valioso, portanto, preserva e disponibiliza ao público partituras, fonogramas e iconografia de valor inestimável. Há mais de 20 anos, a Escola Portátil de Música, projeto da Casa do Choro, forma músicos e plateias. Atraindo ainda alunos de todo o mundo interessados na rica linguagem do choro.
Além da apresentação no Rio de Janeiro, o Araçá Quarteto está se preparando para a primeira turnê europeia, prevista para acontecer ainda este ano. A produção e a gestão de projetos são assinadas pela Lavanda Cultural.
Serviço
Araçá Quarteto
Dia 1 de agosto, 19h
Casa do Choro (rua da Carioca, 38 – centro, Rio de Janeiro)
Ingressos pelo Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/casa-do-choro-araca-quarteto/2562803