Para quem gosta de observar o céu noturno, Agosto promete ser um mês de ótimos espetáculos astronômicos. Três chuvas de meteoros enfeitarão os céus: a Alpha Capricornídeos, a Delta Aquáridas e a Perseidas.
A Alpha Capricornídeos estará ativa até 15 de agosto. A Delta Aquáridas até 23 de agosto.
Já a Perseidas, uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, estará visível até 24 de agosto, tendo seu pico entre os dias 12 e 13 de agosto. Dessa maneira, nesse período, será possível observar até 100 meteoros por hora, tornando essa chuva especialmente impressionante.
Alpha Capricornídeos
A Alpha Capricornídeos é caracterizada por sua taxa relativamente baixa de meteoros – cerca de 5 por hora no seu pico. No entanto, é conhecida por produzir bolas de fogo espetaculares, sendo a preferida de muitos astrônomos amadores.
Delta Aquáridas
A Delta Aquáridas tem uma taxa estimada em 25 meteoros por hora. Ela é mais visível, portanto, no Hemisfério Sul, mas também pode ser observada no Hemisfério Norte, especialmente em áreas rurais.
Perseidas
As Perseidas chegam a oferecer a visão de até 100 meteoros por hora. Desse modo, essa chuva é famosa por seus meteoros brilhantes e cores vibrantes, tornando-se um espetáculo imperdível para qualquer entusiasta de astronomia.