Os partidos e federações já estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. Pela norma, a escolha deve acontecer até 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções. Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para sair candidato, a pessoa deve estar regulamente filiada ao partido e ser escolhida por ele.
Em Poços de Caldas, o clima também é de movimentação nas sedes das legendas.
Convenções municipais
Algumas legendas de Poços ainda não definiram data e local para suas convenções, portanto, essas informações serão atualizadas à medida que haja mais confirmações de dados.
- Federação PSDB, Cidadania – 27 de julho, às 9h30, Câmara Municipal
- PSB – 3 de agosto, às 17h, rua Santa Catarina, 321
- PT – 28 de julho
- PV – 30 de julho, às 19h, sede do Sinpro
- PCdoB – 30 de julho, às 19h, sede do Sinpro
- Federação PV, PCdoB, PT – definindo data
- Coligação MDB, Solidariedade, PRD, Avante, Agir, Mobiliza, União Brasil, PDT – 3 de agosto, 18h30, Câmara Municipal
- Coligação Republicanos, PSDB, Novo, PSD – 27 de julho, Câmara Municipal
- PMB – definindo data
- PRTB – 3 de agosto, 15h
- Coligação PP, PL – definindo data
- Rede – definindo data
Convenção partidária
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. Desse modo, a legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).
A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. E ainda número que os candidatos usarão na urna eletrônica também tem definição na eleição interna.
Eleições municipais
O primeiro turno das eleições, portanto, será dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá acontecer em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.