- Publicidade -
18.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Chuva pode voltar no começo de agosto no Sudeste

- Publicidade -
Chuva pode voltar no começo de agosto no Sudeste
imagem ilustrativa

O padrão de bloqueio atmosférico persiste sobre a maior parte do país, o que consequentemente mantém as secas e o calor acima do normal em diversas regiões, como o Sudeste. O clima atípico tem chamado a atenção frente ao registro de temperaturas de quase 40°C em pleno mês de julho.

Com a falta de chuva e temperaturas bastante elevadas no período da tarde, índices de umidade relativa do ar abaixo de 20% têm sido registrados em centenas de cidades, principalmente no interior paulista e no triângulo mineiro, gerando preocupações.

- Publicidade -

Essa preocupação sobre baixos índices de umidade relativa do ar é enorme durante esta época do ano porque é um assunto sério e que provoca danos diretamente à saúde da população. Por exemplo, o número de casos de doenças respiratórios aumenta exponencialmente nessa época de secas.

Alerta vai continuar

Para esses próximos dias pouca coisa deve mudar sobre o Sudeste devido à presença da massa de ar seco e da onda de calor. A previsão ainda mostra dias ensolarados, com grande amplitude térmica e baixa umidade durante essa reta final de julho.

- Publicidade -

Apesar do cenário desanimador, a chuva, que tende a alcançar o sul do estado de São Paulo segunda-feira, já mostra indícios que o padrão de bloqueio atmosférico está sendo rompido e que ela pode retornar.

Mudança na virada do mês

Entretanto, já tem previsão para as primeiras pancadas de chuva na próxima segunda-feira (29), ainda que sejam pontuais no sul paulista. Porém, a mudança de padrão deve ocorrer logo em seguida na virada do mês.

- Publicidade -

A tendência do modelo europeu ECMWF é que a mudança de padrão de chuvas ocorra no Brasil a partir da próxima semana quando uma frente fria romper o bloqueio atmosférico e conseguir avançar pelo centro-sul do país.

No período entre 29 de julho e 5 de agosto já tem previsão de chuvas avançando rumo ao Sudeste, mas a umidade tende a se concentrar por enquanto na faixa leste do Sudeste. Mas o alívio vem logo em seguida também para o interior.

No entanto, isso não significa que em agosto não tenha risco para ondas de calor, chuvas irregulares. Inclusive, mesmo com essas chuvas esperadas, não podemos dizer ainda em começo do próximo período úmido com a aproximação da primavera.

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -







Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!