A forte massa de ar seco que predomina sobre o Brasil há vários dias vem causando níveis de umidade no ar muito baixo em vários estados. Desse modo, a tarde desta terça-feira, 23 de julho, foi excepcionalmente seca no Sudeste e no Centro-Oeste do país.
Regiões nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará registraram, assim, menos de 20% de umidade no ar. Entre as capitais, a mais seca foi São Paulo, com apenas 13% de umidade no ar. Foi a tarde mais seca na capital paulista desde novembro de 2021.
O menor nível de umidade no país, até às 18h, foi de 8% em Salinas, na zona rural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Isso de acordo com a medição do Instituto Nacional de meteorologia (Inmet). A cidade de Monte Verde, no sul de Minas, registrou apenas 9% de umidade no ar. E repetindo o que vem sendo observado nos últimos dias, a região de Cotriguaçu, no norte de Mato Grosso, teve mais uma tarde com menos de 15% de umidade no ar.
No sul de Minas, Caldas e Varginha foram os municípios que registraram a menor taxa de umidade: 20%.