A cidade de Caldas recebe, no sábado (20), a oficina “Tirando da garalhufa: repertório e escuta criativa para o artista educador”. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever clicando neste link.
O evento começa às 13h e segue até 15h, no espaço da feira de artesanato da Festa do Biscoito (Balneário de Pocinhos do Rio Verde, avenida Rio Verde, 1187). Quem vai ministrar a oficina é a artista e educadora musical Nanda Dearo, de Poços de Caldas. O objetivo é propor repertório e brincadeiras que podem ser levados para as salas de aula no contexto da educação musical.
Atualmente, Nanda Dearo é aluna de canto na Bituca Universidade de Música Popular, em Barbacena. Além disso, faz residência artística com o grupo de teatro de rua Maria Cutia, de Belo Horizonte.
“Enquanto atuava em escolas regulares como educadora musical, buscava propor aos alunos um repertório de qualidade e que fizesse sentido. O grupo Maria Cutia sempre foi uma grande referência na minha trajetória de educadora e artista, pelo trabalho autoral, pela pesquisa de repertório brincante, com arranjos bem elaborados e bem executados, e pelas escolhas estéticas. O nome desta oficina é inspirado na garalhufa, elemento cênico do espetáculo ‘Mundos’, de onde os atores tiram objetos lúdicos que despertam a imaginação. A ideia é contribuir para ampliar esta caixa criativa do educador, estimulando uma escuta curiosa e práticas musicais coletivas”, comenta a artista.
Este projeto na capital mineira é apoiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) 07/2023 (residência artística em artes e técnicas), do Governo de Minas Gerais. Como contrapartida, a oficina acontece de forma gratuita.
“É um privilégio poder contar com o recurso da Lei Paulo Gustavo para acompanhar mais de perto esse grupo que tanto me inspirou e encorajou. Fico muito feliz e motivada em compartilhar essas vivências e percepções com educadores do sul de Minas”, acrescenta.
Nanda Dearo
Nanda Dearo é atriz, musicista, compositora, educadora e diretora musical. É graduada em Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar e fez parte do Núcleo de Pesquisa Teatral do SESC-MG durante três anos.
Foi docente de teatro do Senac São João da Boa Vista (SP) e regente auxiliar e pianista do coral cênico Nó na Goela. Possui uma atuação artística diversificada, acumulando maior experiência em teatro de grupo, teatro infantil e produções autorais que entrelaçam música e teatro.
Dedica-se à pesquisa do universo infantil e suas artes na Cia Balafuda, como atriz-criadora. Atuou na preparação vocal e direção musical dos trabalhos do grupo NucleArte, bem como no elenco e equipes de criação textual, dramaturgia, sonoplastia e composição musical. Em 2021 foi selecionada e participou da residência artística do grupo Ponto de Partida.
Serviço
O quê? Oficina “Tirando da garalhufa: repertório e escuta criativa para o artista educador”, com Nanda Dearo
Quando? Sábado (20/07), das 13h às 15h
Onde? Festa do Biscoito (feira de artesanato), no Balneário de Pocinhos do Rio Verde (avenida Rio Verde, 1187)
Quanto? Inscrição gratuita clicando aqui.