A primeira metade de julho teve temperaturas abaixo da média e muita umidade, principalmente no Sul do Brasil. Porém, o cenário será completamente diferente nos próximos 15 dias.
No Brasil Central, haverá nova massa de ar quente. Serão 15 dias de tempo seco e temperaturas elevadas. O interior da região Sudeste e toda a região Centro-Oeste não têm previsão de chuva até pelo menos o próximo dia 20. E até o final do mês os acumulados ficarão abaixo da média.
No Sudeste, a temperatura irá aumentando continuamente e as anomalias mais positivas devem acontecer no final do mês.
Veranico
O inverno brasileiro é caracterizado por períodos de menor chuva em amplas áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Esse padrão ocorre devido ao fato de o Brasil ser um país majoritariamente tropical, favorecendo a atuação de um tempo mais seco ao longo dessa estação. Esse período de temperaturas elevadas é mais sentido principalmente à tarde, por isso o termo “veranico“. No entanto, é importante frisar que, embora as tardes sejam quentes, as noites e madrugadas continuam geladas devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol.
Projeção de temperaturas para os próximos dias
A elevação das temperaturas começará dia 18 e se estenderá até dia 25 de julho. No Sudeste, a elevação será menor, com temperaturas máximas ficando entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para a época. Entretanto, principalmente no oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será ainda maior, com valores acima de 5ºC e chegando até 7ºC acima da média para o mês de julho.
(Fonte: informações do Climatempo e tempo.com)