O pedágio sem cancela (free flow) completa um mês de funcionamento na MG-459, em Monte Sião, sul de Minas. O balanço feito pela EPR Sul de Minas, concessionária que administra a via, evidencia a boa aceitação pelos usuários do novo modelo de passagem automática e sem necessidade de reduzir a velocidade.
Desse modo, mais de 64.400 veículos passaram pelo pórtico localizado no km 12,7 durante o período. Deste total, 46,5% utilizaram como meio de pagamento a tag (etiqueta eletrônica colada no para-brisas).
Indicado como o meio mais adequado à cobrança da tarifa e que ainda concede Desconto para Usuários Frequentes, o DUF. No Pedágio sem Cancela o desconto pode, portanto, chegar a 72%.
Além da TAG os motoristas contam com mais quatros opções de meios de pagamentos. Dentre estas possibilidades, o uso do aplicativo com cadastro é o de maior destaque. O APP EPR – Pedágio sem Cancela já teve mais de 5.100 downloads e contabilizou mais de 31,6% dos pagamentos.
Portanto, apenas 3,5% dos pagamentos foram realizados em uma das sete praças de pedágio tradicionais.
Inadimplência
O percentual de inadimplência – que ficou em cerca de 9,6% – é considerado abaixo do estimado no início de operação.
Entretanto, este índice ainda deverá cair na medida em que os usuários adquirirem mais conhecimento sobre a praticidade e vantagens do novo modelo.
“A aceitação da tecnologia é muito positiva. Temos 4.388 CPFs cadastrados, o que demonstra o interesse dos motoristas em se manterem adimplentes com o pagamento da tarifa”, diz, Érica Kawatake – diretora executiva.
A EPR Sul de Minas também mantém colaboradores nos pontos de atendimento para atender os usuários que queiram fazer o pagamento presencial nos totens.
Mais informações www.eprsuldeminas.com.br/freeflow