- Publicidade -
12.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Festival “Música no Mar de Minas” tem início neste domingo em Alfenas

- Publicidade -
Festival “Música no Mar de Minas” tem início neste domingo em Alfenas
Divulgação

O Festival Música no Mar de Minas, em Alfenas, tem início neste domingo (7) e segue até dia 13 de julho. O evento está em sua segunda edição reunindo professores de reconhecimento nacional e internacional, além de uma agenda pedagógica de oficinas para instrumentos orquestrais, canto, piano e regência. Também concertos com alguns dos mais relevantes nomes da música erudita do país. A realização é da prefeitura de Alfenas, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Conservatório Musical.

O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani e já se tornou uma referência na agenda cultural de inverno do sul de Minas. Atraindo centenas de músicos a Alfenas, cidade historicamente considerada um celeiro musical.

- Publicidade -

Oficinas

Desse modo, o Festival apresenta a oportunidade de troca de experiências entre alunos de diversas regiões do país e a imersão em oficinas de aperfeiçoamento, que trazem 25 professores referências, tanto nacional quanto internacionalmente. A agenda pedagógica, portanto, oferece classes de flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violão, piano, violino, viola, além de violoncelo, contrabaixo, canto, práticas de coro e regência.

Contrapartida social

Além da gratuidade em toda a agenda, pensando na descentralização e contrapartida social do projeto, o Festival oferece, ainda, bolsas de estudos. Incluindo a oferta de hospedagem, transporte e alimentação aos alunos selecionados. A expectativa é que mais de 70 estudantes sejam beneficiados com a oferta de bolsas, que devem contribuir com a viabilidade de suas formações.

- Publicidade -

Concertos noturnos

O público apreciador de música, ao longo de uma semana, é convidado a uma agenda que evidencia as obras de alguns dos mais relevantes compositores da história da música erudita. Os programas terão execução de músicos de trabalho reconhecido dentro e fora do país. O Festival apresenta, portanto, um concerto a cada noite. A programação tem participação de professores e alunos do festival vindos de vários estados do país, além do exterior, como Estados Unidos e México.

Segundo Raquel Mantovani, integrando assim a agenda de relevantes festivais de inverno no país, Alfenas se torna palco de música de muita qualidade.

- Publicidade -

“Com uma verdadeira constelação de estrelas de reconhecimento internacional, a segunda edição do Festival Música no Mar de Minas levará música de muita qualidade a toda comunidade alfenense. O sucesso da primeira edição, portanto, ano passado, fez com que a prefeitura não poupasse esforços para viabilizar a edição 2024 do projeto. Com oficinas de música de todos os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica, o Festival atrai, assim, estudantes de várias regiões do país. Nesta edição, contaremos também com a parte vocal, formada pela classe de canto lírico, sob a orientação do professor Francisco Campos, e o Coro Infanto-juvenil, sob a regência e coordenação da maestrina Regina Kinjo”, informou Raquel.

As apresentações têm entrada gratuita e acontecem às 20h30 no Centro Municipal de Música, rua Um, 678. Mais informações: www.festivalmmm.com.br

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!