- Publicidade -
12.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sudeste pode ter dias chuvosos na próxima semana

- Publicidade -
Sudeste pode ter dias bastante chuvosos na próxima semana
imagem ilustrativa

A região Sudeste do Brasil tem enfrentado um início de inverno bem atípico. O mês de junho foi um mês de temperaturas mais altas que o normal e com baixos acumulados de chuva. Muito abaixo da normalidade. Apesar da rápida virada no tempo registrada na entrada de julho, com a chegada de uma frente fria e sua poderosa massa de ar frio associada, os acumulados de chuva registrados nesses primeiros dias não foram muito elevados; Não sendo suficientes para aliviar a escassez hídrica.

A falta de chuvas tem sido a situação mais preocupante, pois muitas cidades da região Sudeste já têm registrado níveis muito baixos de armazenamento em seus reservatórios. Cidades na região de Campinas, no estado de São Paulo, como Arthur Nogueira e Vinhedo, já se encontram em situação de crise hídrica e a população dessas cidades enfrentam racionamento e rodízios no abastecimento de água.

- Publicidade -

Até então as previsões têm indicado uma tendência de permanência dos dias secos. Inclusive indicando que o mês de julho poderá registrar condições semelhantes a junho. Porém, os modelos agora indicam que no início da próxima semana a região Sudeste poderá experimentar dias chuvosos. Com acumulados significativos, inclusive no estado de São Paulo.

Quando a chuva chegará?

Por enquanto, os modelos indicam que até o final desta semana o Sudeste continuará sob o domínio de tempo estável. Sem previsão de chuva, e com temperaturas mais quentes durante o dia. Porém, com as manhãs e noites mais frias.

- Publicidade -

Esse padrão seco perderá força a partir do início da próxima semana. Devido à passagem de um cavado em baixos níveis que se desenvolverá a partir de uma frente fria estacionária, que estará atuando sobre a região Sul no final de semana. Esse cavado dará origem a uma baixa pressão, com uma frente fria associada. Isso atingirá o estado de São Paulo já na segunda-feira (8) e atuará na região até quarta-feira (10), provocando chuvas significativas!

É importante ressaltar que nem toda a região Sudeste será contemplada pelas chuvas! As previsões por enquanto mostram que as chuvas associadas à formação da baixa pressão e de sua frente fria ficarão mais restritas ao estado de São Paulo. Contemplando talvez o sul do Rio de Janeiro e algumas pequenas áreas do sudeste de Minas Gerais.

- Publicidade -

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!