- Publicidade -
12.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Senac em Poços oferece cursos gratuitos de tecnologia da informação

- Publicidade -
Senac em Poços oferece cursos gratuitos de tecnologia da informação
imagem ilustrativa

Senac em Poços de Caldas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está inscrições abertas para cursos gratuitos na área de tecnologia da informação (TI). Ao todo, são 180 vagas distribuídas em cinco cursos, com início em julho e agosto. Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa de educação inclusiva destinada a pessoas com renda familiar mensal per capita inferior a dois salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Senac, rua Cerro Azul, 525, Jardim dos Estados. No ato da inscrição é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e escolar. Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis.

- Publicidade -

Outras informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas no site do Senac, pelo telefone (35) 2101-3150 ou WhatsApp 31 3057-8600 (estadual).

Cursos oferecidos

HTML e CSS – Criação de Websites: início em 01/07

- Publicidade -

Implementar Bancos de Dados para Web: início em 22/07

Estrutura de Dados em Python: início em 22/07

- Publicidade -

Operador de Computador: início em 05/08

Administrador de Redes: início em 12/08

 

Demanda crescente por profissionais de TI

Um estudo realizado em 2023, em parceria entre o Google e a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), prevê que o Brasil enfrentará um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. O levantamento revela, portanto, que, anualmente, apenas 53 mil profissionais se formarão na área, enquanto a demanda por novos talentos chegará a 800 mil no mesmo período. Este desequilíbrio acentua a necessidade de formação de novos profissionais.

Assim, a escassez de profissionais qualificados em TI tem gerado preocupações no setor. Segundo o estudo, 92% das startups acreditam que a falta de especialistas em tecnologia impacta negativamente a inovação e até mesmo a sobrevivência das empresas. Desse modo, as áreas mais afetadas pelo déficit de talentos incluem segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem e organização de TI.

Os salários no setor de tecnologia são 2,3 vezes superiores à média nacional. No entanto, o recrutamento de profissionais da área enfrenta desafios como a formação deficitária e a falta de habilidades específicas. Esta realidade reflete a carência de programas educacionais que ofereçam não apenas conhecimentos técnicos, mas também desenvolvam as chamadas “soft skills”, essenciais para o desempenho eficaz no ambiente de trabalho.

 

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!