Os dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 27, mostram que o setor de bares e restaurantes tem sido um dos principais motores na criação de empregos no Brasil. Nos últimos 12 meses, o setor gerou mais de 100 mil novos postos de trabalho formais, representando um aumento de 5,13%. Esse crescimento ressalta a importância do segmento como uma porta de entrada fundamental para o mercado de trabalho.
Acima do salário mínimo
Complementando essa tendência positiva, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE dia 28, revelou que o salário médio no setor chegou a R$ 2.122, quase 30% acima do salário mínimo vigente. Esse aumento é um indicativo da valorização dos profissionais que atuam nos bares e restaurantes.
Robusto
O presidente-executivo da Abrasel Paulo Solmucci destacou a importância dos números. “O setor se mantém robusto, adaptando-se às novas realidades e demonstrando um potencial contínuo de crescimento, tanto em termos de emprego quanto de valorização salarial. Esse cenário positivo reforça a importância de políticas de apoio e incentivo para sustentar e expandir ainda mais a contribuição do setor para a economia nacional”, afirma.