20.3 C
Poços de Caldas

“Aeroporto de Poços tem potencial de 23 mil passageiros por ano”, diz Infraero na Acia

PUBLICIDADE
“Aeroporto de Poços tem potencial de 23 mil passageiros por ano”, diz Infraero na Acia
Divulgação

A Infraero apresentou, nesta terça-feira (25), o Plano Diretor do Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (Acia).

O gestor da Infraero no aeroporto Joelson Pereira explicou que, desse modo, o projeto segue a perspectiva de evolução do terminal e do crescimento econômico do município, tendo por base a demanda projetada até o ano de 2042. “O aeroporto tem um potencial de atendimento de 23.712 passageiros por ano e planejamos a operação tendo como aeronave principal o ATR-72. Assim, a previsão é de um movimento de pousos e decolagens de 4.574 aeronaves em 2042”, disse Pereira.

PUBLICIDADE

Plano Diretor

O Plano Diretor inclui a implantação de Resa (Runway End Safety Area), área de segurança de fim de pista), a ampliação do terminal de passageiros, com a reestruturação dos acessos de veículos, a construção de um novo estacionamento, a instalação de um novo hangar, o deslocamento do Parque de Abastecimento de Aeronaves, entre outras obras. O gestor destacou ainda as principais ações desde que a Infraero assumiu a gestão e a operação do terminal. “Essas oportunidades de apresentar as melhorias para o Aeroporto de Poços de Caldas são fundamentais para estabelecermos parcerias que irão beneficiar o aeroporto e a região ao longo do tempo”, afirmou.

PUBLICIDADE

Turismo

O vice-presidente da Acia Rodrigo Rezende destacou, assim, que os trabalhos executados pela Infraero são muito importantes para o desenvolvimento econômico do município. “O Plano Diretor, portanto, visa modificar e ampliar a infraestrutura do aeroporto. Permitindo que voos regionais liguem nossa cidade à malha aeroviária nacional e internacional das companhias aéreas. Com isso, seremos capazes de atrair turistas de diversas regiões do Brasil, além de fortalecer a aviação executiva”, pontuou.

O presidente da Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau e diretor de Operações do Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas (Citur), Renato Agostini, reforçou que o Plano Diretor abre oportunidades de melhorias e parcerias que ampliam o potencial do aeroporto. “Essas tratativas são muito relevantes para nossa região”, concluiu.

Infraero em Poços de Caldas

A Infraero administra o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles desde outubro de 2022, por contrato com a prefeitura. Nesse período, a companhia já implementou e pôs em ação a fiscalização de pátios e pistas, os serviços de vigilância, limpeza e conservação e os serviços de manutenção civil. Além das áreas verdes do sítio aeroportuário, com 840 mil m². A dimensão atual da pista de pouso e decolagem é de 1.515 x 30 m e a Infraero propõe ampliar para 1.600×45 m. O que permitirá a operação de aeronaves maiores.

 

Outras notícias

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!