- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Têm início as gravações do documentário Saberes das Histórias 

- Publicidade -
Têm início as gravações do documentário Saberes das Histórias 
Foto Maria Blasi

Saberes das Histórias é um projeto cultural da multiartista Évila dos Anjos, mulher indígena, paraense, residente em Poços de Caldas há mais de 10 anos. O projeto existe há dois anos e traz, regularmente, para a cidade, indígenas para a participação em oficinas, rodas de conversa e oportunidades para discussão e compartilhamento de suas tradições e saberes ancestrais.

Como desdobramento do projeto, portanto, surge o documentário de mesmo nome, que pretende enfatizar a riqueza e a profundidade das tradições narrativas das culturas indígenas, e abordar como essas histórias são transmitidas oralmente ao longo das gerações, sua importância na preservação da cultura, conhecimento ancestral, cosmovisão e relação dos corpos indígenas em contexto urbano.

- Publicidade -

Troca de saberes

O intuito do documentário, portanto, é esclarecer como as narrativas também se entrelaçam às pautas políticas, contra as tentativas de apagamento histórico e de direitos. Ampliando, assim, as vozes e a troca de saberes, contribuindo para uma nova percepção da história e de identidades sobre os territórios.  Além de uma reflexão sobre a importância de preservar e valorizar as riquezas herdadas culturalmente para as gerações.

O roteiro do documentário acontece a partir da entrevista com 3 mulheres indígenas, com diferentes trajetórias e visões de mundo, numa perspectiva de ruptura de conceitos pré-definidos sobre a população indígena. Além de fomentar a diversidade de povos existentes, evidenciando a pluralidade cultural.

- Publicidade -

As primeiras gravações aconteceram no município de Caldas, dias 1 e 2 de junho, com a entrevistada Sol Terena. Ela é mulher indígena, ativista na luta de indígenas com deficiência, guardiã dos grafismos de seu povo e proprietária da marca Grafismo Indígena. Dias 22 e 23 de junho, a equipe esteve em Taboão da Serra-SP. Desta vez a entrevista foi com Tammy Tupinambá, também ativista dos direitos dos povos indígenas, mãe, assistente social e artesã das ervas. A última entrevista acontecerá em agosto.

Desse modo, o documentário está previsto para ser lançado em setembro deste ano.

- Publicidade -

Este é um projeto realizado com recursos federais, através da Lei Paulo Gustavo, viabilizado pelo edital municipal 01/2023.

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!