- Publicidade -
12.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Morre sensei Matsuo aos 81 anos

- Publicidade -
Morre sensei Matsuo aos 81 anos
foto Gabriela Bandeira-Arquivo Poços Já

Poços de Caldas perdeu uma das pessoas mais dedicadas ao judô municipal. Neste domingo (23), faleceu o sensei Mitsuisha Matsuo, aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Japão-Brasil

Em entrevista ao Poços Já, em 2017, Matsuo contou que veio para o Brasil com 20 anos e que tinha estudado agronomia no Japão só para trabalhar aqui. “Comecei a trabalhar em Belém do Pará, em plantações de pimenta e tomate. Depois, mudei para Brasília, São Paulo e Paraná. Trabalhei por sete anos na fazenda. Um amigo de Londrina me mostrou uma academia de judô e comecei a dar aulas lá. Era a academia mais forte do Paraná. Depois vim para Poços, trabalhar na Mitsui. Fiquei lá por quatro anos, dando aulas de judô à noite. Foi aí que decidi só dar aulas”, contou ele na ocasião da entrevista.

- Publicidade -

Desde que chegou a Poços, o sensei se dedicou às aulas de judô no ginásio Vilas Unidas, no bairro Vila Cruz. Sempre conhecido por ser bastante rígido e disciplinado, ele dizia que no Japão era dessa maneira o comportamento de professores e alunos.

Sem perder os costumes adquiridos no Japão, ensinou os alunos a pronunciar uma série de cumprimentos japoneses e a cantar canções típicas do país.

- Publicidade -

Clube de Judô

Em nota, o Clube de Judô de Poços de Caldas emitiu seus sentimentos pelo falecimento do sensei. “Sensei Matsuo dedicou sua vida ao ensino do Judô, com maestria e dedicação, inspirando inúmeras gerações de alunos com sua sabedoria e disciplina. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”.

Velório

O corpo de Matsuo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento acontece no Cemitério Parque às 16h30.

- Publicidade -

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!