A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) promoveu o 3º Festival de Bandas e Fanfarras Inclusivas. O evento aconteceu neste domingo (23), na praça Pedro Sanches e reuniu Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas e da região. Além da participação da Banda Musical Wladmir Ronsini, da Adefip, que existe desde 2018. A fanfarra mirim da Adefip, grupo Maracatu Tambores e a Orquestra de Escaletas da Adefip se apresentaram também.
“Temos muito orgulho de promover a inclusão e valorizar o potencial da pessoa com deficiência. O festival inclusivo já faz parte do calendário cultural do município e agradeço a todos que prestigiaram nosso evento”, conclui Ana Paula, presidente voluntária da Instituição.
Banda
A banda musical Wladmir Ronsini iniciou suas atividades com o objetivo de ser ferramenta de desenvolvimento de potencialidades. Durante esse período realizou apresentações em eventos culturais e cívicos do município. Em 2022, recebeu o título de “Banda Musical” por inserir na sua composição instrumentos da família do saxofone e flauta transversal. E leva o nome do saudoso presidente da Adefip Wladimir Ronsini.
A proposta musical promove a inter-relação entre os participantes e torna-se uma ferramenta alternativa na socialização e também para o desenvolvimento da musicalidade entre os integrantes. Atualmente a banda musical é formada por atendidos, familiares, amigos, voluntários e colaboradores da Adefip. Conta com 40 integrantes entre o corpo musical, bandeiras, balizas, estandarte e o regente, o musicoterapeuta da Adefip e fundador da banda Frederico Antônio Jovini. “É com grande satisfação que promovemos a terceira edição do Festival de Bandas e Fanfarras Inclusivas em Poços de Caldas. Uma grande oportunidade de mostrar o potencial dos nossos atendidos e o trabalho desenvolvido dentro e fora dos muros da Instituição”, finaliza Jovini.