- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Primeiro fim de semana de inverno será seco e quente no Sudeste

- Publicidade -
Primeiro fim de semana de inverno será seco e quente no Sudeste
imagem ilustrativa

O inverno chegou, mas usar roupas de frio ainda será uma coisa para poucos no Brasil neste primeiro fim de semana da estação. Tem feito muito calor durante o outono. Afinal, será que isso vai mudar?

O inverno normalmente é marcado pelo clima mais seco e mais frio no Brasil, mas a meteorologia prevê um cenário um tanto quanto diferente para este primeiro fim de semana da estação. Bom, o tempo seco até estará presente em boa parte do país, entretanto, o calorão continuará fora do normal.

- Publicidade -

Primeiro fim de semana do inverno de 2024 no Brasil será marcado pelo calor fora de época e por alguns alertas de chuva em pontos extremos do país. Por enquanto, nada do frio da estação chegar!

Ainda sob efeito de um bloqueio atmosférico que garante uma intensa e abrangente massa de ar seco e quente, o primeiro fim de semana do inverno terá temperaturas na casa dos 35° no interior brasileiro. As chuvas ficarão concentradas nos extremos do país.

- Publicidade -

Ar seco persiste no Sudeste e Centro-Oeste

A intensa massa de ar seco e quente predomina sobre o Brasil Central, e mesmo com a chegada do inverno, o clima continuará atípico por enquanto sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, regiões que têm registrado um calor acima do normal há vários dias consecutivos.

Até domingo (23) à noite só deve haver registro de algumas pancadas rápidas e isoladas de chuva entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais devido a instabilidades em altos níveis da atmosfera. Em todas as demais áreas do Sudeste e em todo o Centro-Oeste, a expectativa é de sol, pouca presença de nuvens e muito calor.

- Publicidade -

A massa de ar seco e quente persiste sobre o Brasil Central. Portanto, o primeiro fim de semana do inverno terá registro de temperaturas muito elevadas de até 35°C em algumas cidades como em Cuiabá, em Mato Grosso. O calorão também vai se espalhar por Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro.

Nova frente fria no Sul

Neste primeiro fim de semana do inverno haverá formação e avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. O sistema recebe o suporte de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no interior do continente e outra no oceano. Assim, ele pode espalhar pancadas de chuva nos próximos dias e gerar volumes significativos.

A chuva vai se espalhar primeiro pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (21). Isso devido à presença já da área de baixa pressão atmosférica no interior do continente. Porém, as instabilidades tendem a ganhar força a partir de sábado (22) com a chegada da outra área de baixa pressão atmosférica.

Apesar das pancadas de chuva com volumes expressivos no estado gaúcho, a frente fria vai perder força antes de chegar aos estados de Santa Catarina e Paraná. Por isso, no primeiro fim de semana do inverno são esperadas apenas chuvas rápidas, isoladas e com baixo acumulado entre os dois estados.

Enquanto chuva se espalha pelo Rio Grande do Sul no fim de semana, inverno vai começar com muito calor no norte do Paraná.

Inclusive, devido a essa configuração de chegada de uma frente fria, mas sem avançar muito, as temperaturas ficarão mais elevadas mesmo com o início do inverno. Devido a essa pré-frontal, mais a intensa massa de ar seco quente no Brasil Central, pode fazer muito calor especialmente no noroeste paranaense. Onde os termômetros podem ultrapassar os 30°C no fim de semana.

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!