- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Lei que facilita chegada de tecnologia 5G ao interior é sancionada

- Publicidade -
Lei que facilita chegada de tecnologia 5G ao interior é sancionada
Foto ALMG

Foi sancionada integralmente pelo governador Romeu Zema a Lei 24 822, que institui a Política de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado. A norma, que viabiliza a chegada da tecnologia de quinta geração (5G) no interior, teve publicação no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira (21). Ela tem origem no Projeto de Lei (PL) 2.538/21, do deputado Antonio Carlos Arantes (PL) e da ex-deputada Rosângela Reis.
A proposição, que sofreu alterações ao longo de sua tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), teve aprovação pelo Plenário no último dia 21 de maio.

Diretrizes

O texto aprovado institui a política de estímulo à conectividade móvel em Minas a partir de sete diretrizes. Entre elas, está o incentivo à modernização das legislações municipais que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações para permitir a atualização tecnológica das redes.

- Publicidade -

Nesse sentido, o projeto traz inclusive um anexo sugerindo um texto base. Com caráter indicativo, contendo minuta de projeto de lei municipal sobre a ocupação e o uso do solo na implantação e no compartilhamento da infraestrutura de suporte de telecomunicações.
Outras diretrizes da política são o desenvolvimento de estratégias para modernizar, simplificar e dar celeridade aos processos de licenciamento das infraestruturas de telecomunicações. E de um ambiente favorável à expansão da conectividade em áreas periféricas dos grandes centros urbanos mineiros, no interior e também nas zonas rurais.

Além do apoio prestado aos municípios, o projeto relaciona entre ações da política a realização de debates com empreendedores da indústria de telecomunicações. E ainda com entidades dos setores produtivos da economia digital baseada na conectividade, entre outros.

- Publicidade -

Economia digital

A economia digital é definida em tecnologias de computação digital, caracterizada por incorporar internet, tecnologias e dispositivos digitais. Como as mídias digitais, nos processos de produção, comercialização ou distribuição de bens e na prestação de serviços.
Na reta final da tramitação da proposição nas comissões da ALMG, o artigo 13 do anexo ainda sofreu modificação por meio de uma emenda. O objetivo disso foi fortalecer suas previsões quanto à proteção ambiental.

Esse artigo do anexo passou então a ter a seguinte redação: “A atuação e eventual autorização do órgão ambiental pertinente ou do órgão gestor competente será necessária quando se tratar de instalação em área de preservação permanente ou unidade de conservação”.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!