- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alcoa realiza ações para Simulado de Evacuação no Jardim Kennedy II

- Publicidade -
Alcoa realiza ações para Simulado de Evacuação no Jardim Kennedy II
imagem google maps

Seguindo o compromisso de segurança com operações e comunidade, a Alcoa Poços de Caldas, apoiará a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros na realização do Simulado de Evacuação da Comunidade, sexta-feira, 28 de junho, a partir das 9h, no bairro Jardim Kennedy II. O exercício cumpre os Planos de Segurança de Barragens (PSB) e de Atendimento à Emergência (PAE) da empresa e envolverá moradores da parte baixa do bairro, que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS).

Comunicação com a comunidade

A Alcoa está comprometida em manter uma comunicação constante e esclarecedora com a comunidade. As ações da companhia incluem, desse modo, a distribuição de materiais informativos diretamente nas casas dos moradores. E ainda a divulgação de avisos por meio de carro de som e rádio comunitária do bairro.

- Publicidade -

Portanto, para explicar detalhadamente a ação à comunidade, acontece um seminário nesta segunda-feira, 24 de junho, às 18h30, na Associação Bem Viver (rua Titânio, 365 – Jardim Kennedy II). A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a equipe de Segurança (EHS) da Alcoa Poços apresentarão informações sobre o treinamento, esclarecerão dúvidas dos participantes.

Simulado de mesa

Outra etapa fundamental será o simulado de mesa, quarta-feira, 26 de junho, que reunirá todos os órgãos envolvidos no exercício. Como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (incluindo Polícia Ambiental, Rodoviária e Operações Aéreas), Guarda Municipal, Demutran, Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Departamento Municipal de Energia (DME). Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Concessionária EPR Sul de Minas.

- Publicidade -

Zona de Autossalvamento

Vale reforçar que a ZAS (Zona de Autossalvamento) teve definição a partir de estudo da Alcoa, que considera a possibilidade hipotética de rompimento da área de rejeito de bauxita da empresa. Dessa maneira, o resultado é um mapa que permite a visualização da extensão dos impactos, o que é útil para ações de prevenção e segurança.

Todas as pessoas que estão nas áreas de potencial impacto foram recadastradas neste ano. Isso permitiu identificar 1010 moradores em 499 propriedades, além de suas características específicas, como problemas de mobilidade e presença de animais domésticos. Entretanto, os moradores que não foram cadastrados não precisam participar da simulação por estarem fora das áreas que podem ter impacto em hipótese de acidente.

- Publicidade -

“Reforçamos que nossas ARBs estão seguras e são monitoradas continuamente. O simulado de evacuação é um exercício preventivo e que reforça nosso compromisso com a segurança e o cuidado com as pessoas.  Valorizamos a transparência e, por isso, incentivamos a participação de todos no Seminário e no Simulado”, destaca Rodrigo Giannotti, gerente de Refinaria e Áreas de Resíduo de Bauxita.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Alcoa Poços de Caldas, pelo telefone (35) 99165-0815.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!