O Complexo Santa Cruz, depois de anos abandonado, está sendo demolido. As obras tiveram início essa semana.
O complexo tem uma área de quase 8 mil m² e estava avaliado em R$ 15,7 milhões. Porém, com a interdição desde 2014 e a desocupação em 2016, por problemas estruturais, a prefeitura o entregou como forma de pagamento para a construtora do Centro Administrativo.
Os trabalhos de demolição deve acontecer em até 30 dias e envolver uma equipe de 10 operadores de máquinas. No entanto, a previsão é que outros 30 dias sejam usados para a limpeza total da área e retirada dos entulhos. Após isso, a empresa já deve dar início à nova construção, que, além de um hotel, deve contar com uma praça de alimentação e um centro comercial.
O projeto da construção ainda passa por análise na Secretaria de Planejamento.
Nesses quase 10 anos de interdição, o Complexo Santa Cruz registrou diversas questões de segurança pública. Entre elas um incêndio de grandes proporções, um sequestro com reféns, invasão e outros. Além disso, a presença de moradores em situação de rua era frequente, preocupando os moradores da região.
Ações de promoção social e segurança se tornaram frequentes no local. A mais recente aconteceu nesta quarta-feira (19) antes do início das obras.