Poços mantém categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

PUBLICIDADE
Poços mantém categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro
Mirante Santa Rita

A Secretaria e Turismo de Poços de Caldas e o trade local estão celebrando mais uma vez a classificação da cidade na categoria A dentro do Mapa do Turismo Brasileiro. Esta categoria é a mais alta em um ranking que vai de A a E, destacando a excelência da cidade no setor.
O estado de Minas Gerais desponta como líder no crescimento do turismo no Brasil, conforme o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação mineira atingiu notáveis 24,3%, superando consideravelmente a média nacional. O número de turistas aumentou e a receita nominal também registrou expressivo crescimento, atingindo 34,9%, o que destaca a relevância do setor para a economia estadual. Em 2023, aproximadamente 31 milhões de turistas visitaram Minas Gerais, injetando cerca de R$ 34 bilhões na economia local.

Destaque

Poços de Caldas encerrou o ano de 2023 consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Contribuindo para o destaque do estado no cenário nacional. A movimentação recorde impulsionou o setor turístico e também beneficiou a economia local. Refletindo as políticas de descentralização implementadas pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do programa Mais Turistas.
Esse programa adota medidas para fortalecer o turismo em todo o estado, gerando empregos e incrementando a renda da população. Minas Gerais manteve um crescimento constante ao longo do ano, alcançando um pico de 720% acima da média nacional em abril.
Em Minas Gerais, apenas mais duas cidades estão na categoria A: a capital Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O estudo, que abrange 2.542 municípios brasileiros com atividade turística ou meios de hospedagem, revela que Minas é o estado com o maior número de municípios validados. Totalizando 567.

PUBLICIDADE

Desempenho

A categorização do Mapa do Turismo é baseada no desempenho econômico do turismo. Considerando, assim, variáveis como a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos gerados no setor. Além da estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e arrecadação de impostos federais provenientes dos meios de hospedagem. Este mapeamento serve como uma ferramenta essencial para acompanhar o desempenho das economias turísticas locais e auxilia na priorização de investimentos em programas do Ministério do Turismo, que incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, conforme as características específicas de demanda e vocação turística.
Para o secretário municipal de Turismo Israel Pereira, a permanência de Poços de Caldas na categoria A no mapa é uma importante certificação de qualidade do turismo local, que tem mostrado um crescimento contínuo.

Outras notícias

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
FALECIMENTOS

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!