- Publicidade -
14.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Quando a chuva retorna ao Sudeste? Confira a tendência para os próximos dias

- Publicidade -
Quando a chuva retorna ao Sudeste? Confira a tendência para os próximos dias
Imagem ilustrativa

Faltam poucos dias para o início do inverno no Hemisfério Sul (20 de junho). O clima mais seco do outono tem sido realmente marcante no Sudeste, assim como outros fenômenos comuns nesta época do ano, como a grande amplitude térmica e a formação de nevoeiros.

É fato que nesta época do ano chove menos, já estamos acostumados a isso. Porém, a chuva está ainda mais escassa que o normal. Além disso, tem feito muito mais calor neste outono, o que nos faz sentir mais ainda a ausência das pancadas de chuva. Seja para molhar o jardim, para a reposição hídrica nas plantações, diminuir a poeira e, principalmente, para melhorar a qualidade do ar que respiramos.

- Publicidade -

Retorno das chuvas no Sudeste

Uma hora esse padrão tem que mudar, mas o que todo mundo quer saber é quando. Para os próximos dias não há previsão de chuva para a maior parte da região, pois a umidade ficará concentrada no Sul do país devido a um rio atmosférico que vai passar pelo interior do continente.

A mudança de padrão vai acontecer um pouco mais à frente, mas ainda neste mês de junho. A tendência é que o bloqueio atmosférico tenha rompimento somente no final da semana que vem, e aí sim uma frente fria conseguirá avançar pelo centro-sul brasileiro.

- Publicidade -

O modelo GFS mostra a chegada da chuva ao estado de São Paulo a partir da sexta-feira (21). Porém, as instabilidades ainda estarão mais com mais concentração sobre o Sul, ou seja, para partes do Sudeste são projetadas apenas chuvas rápidas e mal distribuídas.

O primeiro episódio de chuva será pontual e rápido, mas não se descarta o risco de tempestades entre São Paulo e o Rio de Janeiro justamente pela combinação entre calor e a chegada da umidade. Pancadas tendem a ocorrer entre os dias 21 e 24 de junho.

- Publicidade -

Nesse período ainda não há espera de chuvas para a maior parte do Sudeste. Pode sim chover em diversas cidades paulistas, mas em Minas Gerais, por exemplo, a chance de mudança significativa no tempo ainda é quase nula. A boa notícia é que antes do mês terminar, pode-se esperar mais um episódio de chuva na região.

Instabilidades

Com a formação de novas instabilidades a partir do interior do continente, ainda na altura da região Sul, existe a chance para o avanço das chuvas para o Sudeste no último fim de semana do mês de junho. Ainda é cedo para cravar uma previsão, mas ao que tudo indica, será mais um episódio isolado entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

(Fonte: tempo.com)

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!