No último final de semana, cinco bancos do Parque José Affonso Junqueira, nos arredores do Palace Casino, foram alvos de vandalismo. Acionada pelos servidores que fazem a manutenção do local, a coordenação da Divisão de Parques e Jardins procedeu a retirada dos bancos.
Recorrente
Conforme o secretário-adjunto de Serviços Públicos Miguel Salles, este tipo de ocorrência tem se tornado recorrente. Apenas nos últimos meses, foram aproximadamente 16 bancos que sofreram vandalismo. A própria Secretaria realiza os consertos e devolve o bem público ao seu local de origem. “É um serviço cotidiano de manutenção destes espaços, em que visamos manter um ambiente agradável em boas condições de uso para a população, mas que acaba sendo prejudicado por estes atos. A manutenção das praças centrais é feita diariamente pelos funcionários, mas quando os estragos são causados por atos de vandalismo, são recursos materiais e humanos que poderiam estar sendo investidos em outras melhorias para os cidadãos”, ressalta Miguel Salles.
A Secretaria de Defesa Social relata a dificuldade de autuação do flagrante, pois o número de efetivo não é suficiente para toda a cidade.
Denúncias
A população pode ajudar nestes casos, fazendo a denúncia pelos telefones da Guarda Civil Municipal, no 153 ou na Polícia Militar, no 190. O crime de vandalismo está na lei 9.605, e também no artigo 144 do Código de Posturas do município (lei 9.166/2016) e pode acarretar multa de 50 a 500 UFMs (Unidades Fiscais do Município).