24.7 C
Poços de Caldas

Polícia Civil de Minas lança dados online sobre desaparecimento de pessoas

PUBLICIDADE
Polícia Civil de Minas lança dados online sobre desaparecimento de pessoas
Foto PCMG

 

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (5), na plataforma online Microsoft Power BI, dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas em todo o estado.

PUBLICIDADE

Os dados para consulta pública estão na internet. Por meio desse serviço, é possível analisar o cenário referente ao desaparecimento de pessoas em Minas Gerais, desde 2019 até atualmente. Clique aqui.

Segundo o diretor de Estatística e Análise Criminal da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP/PCMG), delegado Diego Fabiano Alves, os dados sobre o quantitativo, bem como o perfil das pessoas desaparecidas e localizadas, foram extraídos da Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), onde constam informações obtidas do sistema do Registro de Evento de Defesa Social (Reds). “Isso ressalta o quão é relevante o preenchimento correto e detalhado do Reds”, avalia.

PUBLICIDADE

Ferramenta

De acordo com a chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, a ferramenta contribuirá substancialmente para que o cenário sobre o desaparecimento de pessoas em Minas Gerais tenha ainda mais compreensão.

“Para que haja a otimização de políticas públicas voltadas ao trabalho de localização de pessoas, é fundamental termos o ‘mapa’ do desaparecimento no estado. Sabermos o número de desaparecidos e localizados, conhecermos o perfil de desaparecidos. Além de tantos outros dados relevantes, é, certamente, um grande avanço da PCMG na matéria de desaparecimento”, destaca Ingrid.


Eficiência e transparência


Para a chefe do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Alessandra Wilke, unidade à qual a DRPD está vinculada, o projeto demonstra o esforço constante da PCMG em ser cada vez mais eficiente quando o assunto é localização de pessoas desaparecidas.

“Termos essa plataforma online, disponível para consulta pública, é a materialização da eficiência e da transparência com que a Polícia Civil e o Governo de Minas Gerais vêm tratando o desaparecimento de pessoas, um assunto tão sensível para a nossa sociedade”, observa Alessandra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Contribuição ao trabalho da imprensa

A ferramenta também terá grande aplicabilidade no trabalho da imprensa. “A plataforma trará mais rapidez e autonomia para os jornalistas. Eles poderão acessar os dados no momento que necessitarem, inclusive usando filtros de busca que os ajudarão a se adequarem ao enfoque de cada pauta”, explica a jornalista e analista da PCMG Iriana Mol.

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
FALECIMENTOS

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!