A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realiza, nesta quinta-feira (6), o 2° Simulado Externo de Emergência para a Barragem de Rejeitos da Unidade de Descomissionamento de Caldas (UDC). A ação de caráter preventivo contará com a participação de diversos órgãos externos e de ocupantes da Zona de Autossalvamento (ZAS), que compreende a Fazenda Eco Forte Bioenergia.
Durante o exercício será desenvolvido um cenário hipotético em que o nível de emergência sairá de 1 para o 2. Assim, o objetivo é cronometrar o tempo de resposta da INB e dos órgãos externos à uma situação de emergência na Barragem de Rejeitos. Também será testado o fluxo de comunicação interna e externa.
O Simulado de Emergência atende, portanto, à exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM), Resolução ANM 95, de 7 de fevereiro de 2022, e faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), aplicável a todas as Barragens de Mineração inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens.
Participantes
Participam do simulado a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, juntamente com as coordenadorias municipais de Caldas e Poços de Caldas. Também o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Caldas e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entre outros. Além desses, ainda atuam os órgãos fiscalizadores, como ANM, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Preparativos
Dia 5, às 9h, véspera do simulado, acontece um Seminário Orientativo na UDC aberto para os órgãos participantes e para a população. O objetivo é fornecer informações para a segurança e conhecimento da comunidade.
Dessa forma, este evento oferece a oportunidade de aprender sobre procedimentos de resposta a emergências, papéis das equipes e característica da estrutura. Visando á compreensão do plano de emergência e a preparação para situações de emergência.