A fotógrafa poços-caldense Isabela Domingues está realizando, na Colômbia, a exposição “Congada y Caiapós: una mirada iconográfica y semiótica a la religión, la fe y la intolerancia en Brasil”. O trabalho fotográfico, portanto, tem cunho documentário e histórico.
“Sou uma fotógrafa dedicada a capturar e divulgar as ricas tradições culturais de Poços de Caldas, levando essas histórias para a Colômbia e outros países”, explica Isabela.
Tradições
Ela é universitária na UEMG de Poços, no curso de Pedagogia, mas está na Colômbia finalizando o semestre de intercâmbio acadêmico. Dessa maneira, naquele país ela faz aulas de Artes Plásticas e Visuais como aprofundamento dos conhecimentos na relação arte e educação com enfoque latino-americano.
“Meu trabalho foca em manifestações culturais, como os caiapós e as congadas, expressões que refletem a mistura de influências indígenas, africanas e europeias presentes em nossa região. Dos caiapós documentei as danças, cantos e encenações que celebram a herança indígena, destacando a beleza e a espiritualidade dessas tradições. Já nas congadas, meu objetivo é mostrar a força e a alegria das festividades afro-brasileiras, com seus desfiles coloridos, músicas vibrantes e rituais religiosos que homenageiam santos católicos e figuras da realeza africana”, pontua ela.
Isabela ainda destaca que através das suas fotografias busca não apenas registrar esses momentos de manifestações culturais, mas também compartilhar a importância e a beleza das tradições com um público mais amplo. “Levando essas imagens para a Colômbia e outros países espero contribuir para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira”, finaliza.
A exposição
A fotógrafa está expondo na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, na cidade de Tunja. Localizada a 130 km da capital Bogotá, é o principal centro universitário, comercial e cultural daquela região. Sendo também a sede de entidades e órgãos de departamentos e nacionais.