- Publicidade -
12.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alinhamento raro de seis planetas vai ser visível em junho

- Publicidade -
Alinhamento raro de 6 planetas vai ser visível em junho
imagem ilustrativa

O ano de 2024 está a caminho de ser um dos mais inesquecíveis para os fãs da astronomia. Aos eventos celestes já ocorridos, se juntará este, no início de junho, um evento astronômico muito raro no céu noturno.

Segundo fontes como a revista australiana ScienceAlert e outros sites que realizam monitoramento estelar contínuo, como Starwalk, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – se alinharão ao longo do plano da eclíptica.

- Publicidade -

Eclíptica

Esta linha curva imaginária define o caminho que o Sol e a Lua percorrem no céu diariamente. Os planetas visíveis movem-se sempre dentro desta faixa estreita devido à perspectiva da Terra e à estrutura plana do sistema solar.

Neste possível alinhamento de seis planetas, faltará apenas Vênus. Por sua vez, a Lua não representará nenhum obstáculo à observação, pois estará na fase minguante.

- Publicidade -

O que é um alinhamento planetário?

Um alinhamento planetário é um fenômeno astronômico que, embora verdadeiramente fascinante para o observador, não afeta fisicamente a Terra. Esses alinhamentos são o resultado dos movimentos orbitais naturais dos planetas e às vezes podem ser observados seguindo a eclíptica.

Nestes eventos, os planetas parecem se alinhar em linha reta a partir da nossa perspectiva, embora isso não implique que estejam no ponto mais próximo um do outro.

- Publicidade -

Embora seja comum observar vários planetas ao mesmo tempo no céu noturno, é muito mais raro testemunhar um alinhamento planetário múltiplo. Este fenômeno ocorre quando vários planetas parecem estar alinhados no céu da nossa perspectiva terrestre. Alinhamentos quase perfeitos, onde os planetas formam uma linha reta exata, são extremamente incomuns devido às diferentes órbitas e velocidades com que se movem.

É conveniente diferenciar entre alinhamento planetário e desfile planetário. O primeiro é um termo astronômico usado para se referir a vários planetas que se alinham no mesmo lado do Sol simultaneamente. Por outro lado, o ‘desfile planetário’ é um termo coloquial que se refere à visibilidade de vários planetas no céu durante a mesma noite.

Veremos seis planetas perfeitamente alinhados?

Chamamos de alinhamento planetário quando pelo menos três planetas estão envolvidos, ou quando não há nenhum evento astronômico significativo. No caso de um evento iminente, uma coincidência de seis planetas do sistema solar em alinhamento é um espetáculo muito raro.

Segundo o portal ScienceAlert, esses alinhamentos planetários ocorrem porque todos os planetas orbitam ao redor do Sol na eclíptica. Embora alguns corpos celestes estejam ligeiramente acima ou abaixo do plano da eclíptica, da nossa perspectiva, eles parecem estar alinhados. Neste próximo evento astronômico, seis planetas estarão situados no mesmo lado do Sol enquanto seguem os seus caminhos orbitais, criando a ilusão de um alinhamento quase perfeito no céu.

Como e quando observar este fenômeno astronômico?

Este curioso evento celestial é esperado em 3 de junho, embora o momento exato em que cada planeta estará visível dependa da sua localização geográfica. Para facilitar a observação, existem diversas ferramentas online. Um bom exemplo é a página web “Time and Date”, que permite selecionar a data desejada e mostra os horários do nascente e poente de planetas específicos.

Em relação aos planetas que se alinharão, Urano e Netuno estarão muito distantes para serem vistos a olho nu. Mesmo com binóculos, esses corpos celestes não serão visíveis, por isso é recomendado o uso de telescópios para observá-los.

O horário ideal para observação será ao anoitecer. No entanto, devido à sua posição perto do horizonte, Júpiter e Mercúrio podem não ser visíveis, pois o crepúsculo tornará difícil a sua detecção. Portanto, Marte e Saturno serão os planetas mais facilmente observáveis durante a noite de 3 de junho, mas ainda assim proporcionarão um espetáculo celestial memorável.

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!