- Publicidade -
20.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Região Sudeste terá uma longa sequência de dias frios

- Publicidade -
Região Sudeste terá uma longa sequência de dias frios
imagem ilustrativa

Para aqueles que estavam sentindo falta do frio na região Sudeste depois de sucessivas ondas de calor, uma boa notícia: pelo menos até a próxima semana o frio predominará em grande parte da região!

No último final de semana finalmente tivemos a passagem de uma frente fria que conseguiu derrubar de vez as temperaturas na região Sudeste. Domingo (26) a cidade de São Paulo registrou a temperatura máxima mais baixa deste ano de 17,5°C e a menor temperatura mínima de 14.2°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mesmo ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, que registrou a menor temperatura máxima do ano, de 22.2°C.

- Publicidade -

O ciclone extratropical que está tomando forma na costa das regiões Sul e Sudeste no início desta semana, inclusive provocando chuvas significativas em partes do Sudeste, dará origem a uma frente fria que será responsável por carregar uma nova massa de ar frio pelo Centro-Sul do Brasil. Essa nova massa de ar frio derrubará as temperaturas novamente nos próximos dias

Temperaturas voltam a cair

Após a formação do ciclone extratropical e sua frente fria segunda-feira, a alta pós-frontal avançará rapidamente pelo interior do continente pela porção oeste do Centro-Sul do Brasil já nesta terça-feira (28), trazendo a nova massa de ar frio e os frios ventos de sul para a região.

- Publicidade -

No Sudeste, o estado de São Paulo será o primeiro a registrar uma queda das temperaturas. Terça-feira as temperaturas máximas já não conseguiram se elevar tanto devido à atuação dos ventos de sul. Manteve-se abaixo dos 23°C em grande parte do estado, inclusive no interior.

Madrugada de quarta-feira

Porém, a queda mais abrupta é esperada na madrugada de quarta-feira (29), quando as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em muitas cidades paulistas! O frio será intenso em partes do Sudeste entre essa quarta-feira (29) e quinta-feira (30), com muitas cidades podendo registrar mínimas abaixo de 10ºC!

- Publicidade -

No sul do estado de Minas Gerais o frio chegará com mais intensidade entre quarta e quinta-feira, e na porção mais central e norte desses estados o frio será mais intenso a partir de quinta-feira. Belo Horizonte deverá registrar uma queda das temperaturas a partir de quinta-feira. Sexta-feira (31), mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas máximas deverão ficar em torno de 25°C e as mínimas entre 12 e 13°C.

Elevação das temperaturas

As temperaturas voltarão a se elevar gradualmente na região a partir de sábado (1), enquanto as mínimas continuarão mais amenas, as máximas voltarão a ultrapassar os 20ºC em grande parte do Sudeste. Podendo alcançar até os 25ºC segunda-feira (3). Porém, uma nova frente fria na próxima semana poderá novamente derrubar as temperaturas em algumas áreas!

Nova frente fria na próxima semana

O mês de junho se inicia com a formação de uma baixa pressão no sul da América do Sul que deverá se deslocar rapidamente para o Oceano Atlântico. Apesar de distante, sua frente fria associada poderá influenciar no padrão de ventos e temperatura em partes da região Sudeste entre terça (4) e quarta-feira (5), voltando a gerar uma queda das temperaturas.

Ainda existem incertezas a respeito da passagem desta segunda frente fria. Em algumas rodadas colocando-a mais ao sul e em outras atingindo com maior intensidade o Sudeste. Mas ao que parece essa nova frente não será tão intensa e sua atuação será mais restrita na região.

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!