Em resposta a um requerimento da vereadora Luzia Martins, a Secretaria Municipal de Governo informou sobre a substituição das charretes movidas por tração animal por modelos elétricos.
Na resposta, a pasta diz que o projeto para colocar fim à exploração dos cavalos no serviço de charretes em Poços está em fase de elaboração. “O município se concentra em avaliar, de forma pormenorizada, a situação das famílias afetadas. Visando ao preparo de ações para sua reintegração ao mercado de trabalho e o acesso às políticas públicas de assistência social, quando devido. De forma concomitante, o projeto disporá sobre a concessão de uso onerosa do Serviço Especial de Transporte de Turismo Carruagem Elétrica. Cuja formatação também está em elaboração”, diz.
E ainda destaca que a licitação para aquisição do veículo já foi realizada. Visando à fabricação de acordo com o modelo de P&D, projeto desenvolvido pela DME em parceria com o IFSuldeMinas e a PUC.
Promessas
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) promete há tempos enviar para a Câmara o projeto que vai colocar fim ao serviço de charretes por tração animal. Segundo contam participantes do Coletivo da Causa Animal de Poços de Caldas, o último anúncio foi em 28 de janeiro deste ano. Azevedo publicou em redes sociais à época que “enviaria à Câmara dos Vereadores, nas próximas semanas, o projeto que proíbe as charretes de tração animal no município”.
“Porém, mesmo depois de quatro meses o projeto ainda não chegou aos parlamentares”, dizem os protetores.
Antes, em 2021, nova promessa do prefeito garantia que “até o dia 4 de outubro de 2022 todas as charretes de tração animal não poderão mais operar no município”. Entretanto, até o momento, não houve conclusão projeto.