- Publicidade -
24.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Professora de Poços recebe a medalha de ouro da Olimpíada de Matemática

- Publicidade -
Professora de Poços recebe medalha de ouro da Olimpíada Matemática
Divulgação

Silmara Louise da Silva, de 35 anos, professora em Poços de Caldas, recebeu, na última terça-feira (21), a medalha de ouro que ganhou na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). A cerimônia, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), contou com os dez finalistas da Olimpíada e eles receberam medalha de ouro e um certificado. A organização ainda premiará o grupo com uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Em entrevista recente ao Portal Poços Já, Silmara falou de suas expectativas em relação à premiação. “A minha responsabilidade vai aumentar. Quero aprender, perguntar muito e voltar com uma bagagem muito grande para ajudar meus colegas professores e com isso contribuir com a educação do nosso país”.

- Publicidade -

A professora trabalha em cinco instituições de Poços de Caldas: Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, Escola Estadual David Campista, Escola Municipal José Avelino de Melo, Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) e Colégio Inovação.

“Essa vitória olímpica é a prova de que, apesar das adversidades, a educação transforma vidas. É um testemunho do poder do ensino e do impacto profundo que um professor pode causar. Quando reconhecemos nossos educadores, estamos investindo em um futuro de infinitas possibilidades. Onde cada criança, jovem, adulto possa sonhar alto e alcançar o infinito”, disse a professora Josiéli Tonin Pagliosa, eleita para representar os premiados.

- Publicidade -

Evento

Ainda estiveram no evento de premiação o ministro de Estado da Educação Camilo Santana e a secretária-executiva do MEC Izolda Cela. E ainda a secretária de Educação Básica do MEC Katia Schweickardt.

Izolda Cela destacou um dos objetivos da premiação: a propagação de boas práticas no ensino da disciplina no Brasil. Ela afirmou que a OPMbr não focou apenas no domínio da matemática, mas principalmente nas ações em sala de aula. “Vocês foram premiados não apenas pelo conhecimento que têm da disciplina, mas, sobretudo, pela ação pedagógica que demonstraram nas suas práticas. Vocês são capazes de inspirar alunos e alunas, de fazer com que eles tenham fé em si mesmos. Um professor pode ser tão determinante na vida de um jovem, de uma criança, basta que nos lembremos da nossa relação com eles”, disse.

- Publicidade -

Esteve ainda presente no evento o embaixador da China no Brasil, Zhu Quingquiao.

Olimpíada

A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio foi inicialmente idealizada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desse modo, com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivo estimular o ensino da matemática no Brasil. Além de identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina e ainda identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas.

Professora de Poços recebe medalha de ouro da Olimpíada Matemática
Divulgação

Seminário

Após a cerimônia de premiação, os professores participaram do Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática. Compartilhando as práticas docentes que os levaram ao pódio da OPMbr.

Premiados

Além de Silmara Louise da Silva, receberam a medalha de ouro Christiano Sena, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Milena Gomes, servidora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Olivina Olivia Carneiro da Cunha, da Paraíba; Josiéli Tonin Pagliosa; Felipe Lima, do Instituto Federal de São Paulo-SP; José Lima, do EE Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand-BA; Kacio Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra-RN; Roberto Peregrina, do CE Prefeito Mendes de Moraes-RJ; Romis Moraes, do EMEF Madre Teresa de Jesus-PA; Rubens Netto, do Centro de Educação Quilombola Deputado Júlio Pires Monteles-MA.

(Fonte: ACS MEC)

 

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!